A canção dos poetas é um projeto musical onde convergem as grandes poetas do passado com as cantoras mais relevantes do presente. A poesia e a música latino-americana se unem numa viagem pela música popular.
De um trabalho de pesquisa e curadoria dos poemas, posteriormente transformados em tangos, candombes, milongas, valsas e outras expressões da música popular, nasce este álbum de 15 canções da ompositora Vero Bellini.
Este trabalho conta com a participação de músicos e musicistas de grande trajetória e muitos dos cantores mais relevantes do nosso país e da América Latina sob a produção vocal de Mavi Díaz.
O álbum completou seu lançamento em plataformas digitais em março de 2023 e foi estreado pela Orquesta Nacional de Música Argentina Juan de Dios Filiberto.
A gravação deste valioso material conta com um suporte audiovisual na forma de videoclipes realizados com o apoio do Programa Ibermúsicas, que serão lançados gradualmente no canal do projeto.
No dia 25 de outubro – aniversário da morte de Alfonsina Storni – foi lançado o vídeo do candombe “Tú me quieres blanca” na voz de Ana Prada, e no dia 9 de novembro, aniversário da poetisa paraguaia Josefina Plá, será lançado o vídeo da canção “Quisiera”, com os versos da poetisa interpretados por Hilda Lizarazu.
Por sua vez, estão agora disponíveis vários vídeos que acompanham esta maravilhosa obra: “Redondillas”, poema de Sor Juana Inés de la Cruz interpretado por Marcela Morelo, “Besos”, poema de Gabriela Mistral interpretado por Sandra Mihanovich, “El hombre que pasa” de Aurora Estrada y Ayala na voz de Mavi Díaz, “La caricia perdida” de Alfonsina Storni por Lidia Borda, “Huésped sin sombra” de Meira del Mar por Feli Colina & Vera Frod, “Te estoy llamando” sobre um poema de Idea Vilariño cantado por Julia Zenko e “Que yo era una mentira de la luna” sobre versos de Carilda Oliver Labra na voz de Ligia Piro.
As poetas que fazem parte desta obra são, sem dúvida, ícones da história da poesia latino-americana. E para além do seu inquestionável valor artístico, procurou-se incluir nesta seleção, fundamentalmente, as poetas que marcaram na sua vida e na sua obra o percurso das lutas pelos direitos das mulheres, em muitos casos expressos nos poemas deste álbum.
São elas: Alfonsina Storni, Alejandra Pizarnik e Silvia Fernández (Argentina), Juana de Ibarbourou e Idea Vilariño (Uruguai), Sor Juana Inés de la Cruz (México), Gabriela Mistral (Chile), Josefina Pla (Paraguai), Adela Zamudio (Bolívia), Carilda Oliver Labra (Cuba), Julia de Burgos (Porto Rico), Meira Delmar (Colômbia), Magda Portal (Peru), Aurora Estrada y Ayala (Equador), entre outras.
Para aceder aos vídeos publicados: https://www.youtube.com/@verobellini