Jaime Márquez e Omán Kaminsky apresentam um repertório de música mexicana composta especificamente para dois violões por cinco dos compositores mais representativos da música mexicana atual. As quatro obras foram estreadas a partir de dezembro de 2022 em importantes festivais e concertos na Cidade do México. Elas foram encomendadas e especialmente dedicadas ao violonista mexicano Jaime Márquez por Gabriela Ortiz, Enrico Chapela, Ernesto García de León, Samuel Zyman e Jorge Ritter.
A música mexicana, com seu rico patrimônio cultural e influências variadas, transcendeu fronteiras e encontrou um eco significativo no cenário musical internacional. Em particular, a execução de música mexicana contemporânea em dois violões clássicos é de grande importância, e sua divulgação na Espanha contribuirá para uma apreciação mais profunda da música e da cultura mexicana na Península Ibérica.
O projeto Música mexicana do nosso tempo para dois violões, capta a essência da cultura mexicana atual, permitindo que os ouvintes na Espanha vivenciem uma conexão autêntica com a tradição e a modernidade do México e demonstrando a versatilidade e a beleza desse instrumento icônico. A disseminação da música mexicana contemporânea na Espanha atua como uma ponte cultural entre duas nações com profundos laços históricos e culturais.
Essas apresentações na Espanha de Jaime Márquez e Omán Kaminsky são apoiadas pelo Programa Ibermúsicas por meio de suas Ajudas à Circulação, chamada 2023.
- 10 de outubro, 17h: Concerto en Casa de México en Espanha
- 11 de outubro, 19h: Concerto en Casa de México en Espanha