Jacobo Vélez y La Mambanegra é uma poderosa orquestra de música latina. Seu veneno tem como substância a salsa nova-iorquina dos anos 70, ao mesmo tempo em que integra elementos da música jamaicana, do funk e do hip-hop.
Criada e dirigida pelo compositor, produtor, saxofonista e cantor Jacobo Vélez ‘El Callegüeso’ em 2012, La Mambanegra foi destacada por prestigiados meios de comunicação do setor musical, como a revista Billboard (EUA), The Guardian (Reino Unido), Les Inrockuptibles (França) ou a revista Songlines (Reino Unido). Seu show foi aplaudido nos principais festivais europeus, como o Roskilde Festival (Dinamarca), o WOMAD (Reino Unido, criado por Peter Gabriel), o Pohoda Festival (Eslováquia), o Lugano Jazz Festival (Suíça), o Tempo Latino (França), o Festival Internacional Cervantino (México) e o Festival Internacional de New Orleans (EUA).
As fileiras da La Mambanegra incluem uma interessante variedade de músicos talentosos que vão desde jazzistas influentes das cidades de Cali e Bogotá, juntamente com jovens salseros lendários, até folcloristas e pesquisadores da cultura popular colombiana.
Desde 2020, Jacobo Vélez y La Mambanegra, em aliança com sua gravadora Tambora Records, tem trabalhado na produção de seu mais recente material de estúdio, chamado Rádio Mamba Internacional, com o lançamento de vários singles e colaborações musicais nacionais e internacionais, bem como visitas ao México para promover e posicionar seu sabor único para fazer do México a segunda casa da poderosa orquestra de break salsa Jacobo Vélez y La Mambanegra, em colaboração com a El Colibrí Agência Cultural.
Este ano de 2024, será a reta final da promoção do novo álbum que será lançado em 2025, portanto, a visita ao México será fundamental para compartilhar os últimos detalhes para o lançamento oficial do álbum Radio Mamba Internacional para o público mexicano e, ao mesmo tempo, fortalecer o público colombiano em uma estratégia paralela de divulgação. Graças ao apoio de circulação internacional do Ibermúsicas, Jacobo Vélez y la Mambanegra está construindo uma rota que lhes permite continuar criando uma ponte de colaborações e apresentações musicais que incentivam e aumentam o número de novos ouvintes e fãs de sua música.
- 5 de outubro: Festival Afro-Caribenho, Jamapa, Veracruz, México
- 6 de outubro: Festival Afro-Caribenho, Porto de Veracruz, México
- 9 de outubro: Tintico Pura Gozadera, Cidade do México.
- 10 de outubro: Foro Tonal, Cidade do México.
- 11 de outubro: Festival Revueltas, Durango, México.
- 13 de outubro: Jazzatlán Capital, Cidade do México.