Inicia-se o processo de criação e montagem da obra “Irídea esencia – experimentação sonora” do compositor paraguaio Mateo Servián Sforza

O projeto que consiste na colaboração entre músicos de quatro nações ibero-americanas: o percussionista argentino Ramón Gardella, o saxofonista espanhol José Manuel Bañuls, o compositor paraguayo Mateo Servián Sforza e o compositor e técnico de som chileno Pablo Garretón.

 

Os quatro artistas se encontrarão na cidade alemã de Colônia para colaborar em um processo de experimentação musical que buscará aprofundar o problema da relação entre som e imagem, a partir da perspectiva da situação atual em que o visual aumenta sua predominância perceptiva pela raiz da quase onipresença do mundo digital, mudando não só a forma como vemos, mas também a forma como ouvimos. Como resultado final, o processo de colaboração materializar-se-á na gravação de uma composição musical de Mateo Servián Sforza intitulada “Irídea esencia”, para duo saxofone  e hi-hat.

 

Mateo Servián Sforza. Nascido em 1991 em Assunção (Paraguay), estudou composição com Mario Garuti no Conservatório de Milão. Da mesma forma, frequentou masterclasses e seminários de compositores como Salvatore Sciarrino, Helmut Lachenmann, Pierluigi Billone, Michael Maierhof e Fabien Lévy. Suas composições foram apresentadas em importantes festivais dedicados à música contemporânea, como o Impuls Festival em Graz (Áustria), o Milano Música Festival em Milão e o Mondi Sonori Festival em Trento (Itália), a Trobada de Percussió de Pollença (España), o Festival MusicAhora em La Serena e o Festival de Música Contemporânea do Instituto de Música da UC em Santiago (Chile), além das Jornadas de Música Nova em Assunção (Paraguai). Recebeu o “Prêmio Composição e Estreia” do Programa Ibermúsicas nas edições de 2021 e 2022

 

José Manuel Bañuls – saxofone. O saxofonista espanhol José Manuel Bañuls Marcos vive na Alemanha desde 2013, onde concluiu o mestrado em Neue Musik na Hochschule für Musik und Tanz de Colônia em 2016. Especializou-se em música contemporânea na classe do Prof. David Smeyers e em música de câmara contemporânea o Quarteto Casals, alargando os seus estudos durante um semestre no CNSMD em Paris com o Prof. László Hadady (Ensemble Intercontemporain). Anteriormente, José terminou a sua licenciatura no Conservatório Superior de las Islas Baleares em 2010 e o seu mestrado em performance no Royal College of Music em Londres em 2012. Deu concertos em salas de todo o mundo, como a Royal Opera House em Londres, Wigmore Hall, Musikverein Vienna, bem como em diferentes países europeus, América do Sul e Ásia. Destacam-se festivais como o Edinburgh Fringe, Huddersfield Contemporary Music Festival, Kölner Philharmonie – Spitzentone, Bermuda Festival e o London Jazz Festival. Como solista, recebeu o 1º Prêmio no London Jane Melber Competition e o Dr. Michael and Ruth West Award. Interessado pela música dos séculos XX e XXI, José participou em vários cursos de especialização como a Impuls Academy em Graz. Trabalhou com compositores de renome como Georges Aperghis, Helmut Lachenmann, Fabien Lévy, Gordon Kampe e Georg Friedrich Haas entre outros. Trabalhou ainda com o SWR Experimental Studio interpretando a música de Emmanuel Nunes e colabora com os ensembles LUX:NM (Berlin), OhTon (Oldenburg), Kollektiv3:6 Köln e Komas Ensemble (Colonia). Como membro do Fukio Quartet, José ganhou o primeiro prémio nos concursos internacionais de música de câmara contemporânea Felix Mendelssohn Bartholdy Wettbewerb e Karlsruher Wettbewerb für die Interpretation Neuer Musik. Desde a sua formação em 2007, ele desempenhou um papel importante com a Fukio, desenvolvendo literatura de música de câmara para quarteto de saxofones e realizou vários workshops e palestras em diferentes universidades, como HfK Bremen, CNR Bordeaux, East Anglia University no Reino Unido, Universidade Autônoma de Zacatecas e no conjunto do MIT em Taiwan. Já gravou CDs com os selos ingleses Chandos Records e ARS, entre outros. Muitos de seus shows foram documentados e transmitidos por diferentes estações de rádio, como SWR, Deutschlandfunk, WDR 3, RTVE e BBC 3 Radio.

 

Ramón Gardella – percussão. Músico argentino radicado em Colinia, Alemañia. Membro do Kollektiv 3:6Köln, ERMA Ensemble e Kommas Ensemble. Diferentes projetos e turnês com o Ensemble Musikfabrik, Ensemble Tra I Tempi e Gürzenich Orchester Köln. Foco no repertório do s. XX e XXI. Trabalho conjunto com compositores e ensembles para a estreia de obras. Participou de importantes festivais internacionais de música contemporânea como Wittener Tage für Neue Kammermusik, Acht Brücken Köln, Klangspuren Schwaz (International Ensemble Modern Akademie), Impuls, Stockhausen Courses Kürten, Ensemble Academy Freiburg, pgnm Biennale Aktueller Musik Bremen, Ruhrtriennale, Festival Now ! Essen, Percussion Summit Bochum, Musik der Zeit. Konzertexamen em percussão sob a tutela de Dirk Rothbrust na Hochschule für Musik und Tanz Köln (Colônia, Alemanha). Mestre em percussão com o Prof. Carlos Tarcha na Hochschule für Musik und Tanz Köln.Estudou percussão clássica no Conservatório de Música da Cidade de Buenos Aires “Astor Piazzolla” (2007-2015). Foi aluno da Academia Orquestral do Teatro Colón, onde estudou sob a orientação dos professores Ángel Frette e Arturo Vergara (2013-2014); e foi solista substituto de timbales na Orquestra Estable del Teatro Colón. (2013-2015). Da mesma forma, foi aperfeiçoado com os professores Néstor Astutti, Tristán Taboada e Marcos Serrano

Pablo Garretón – compositor e técnico de som. Pablo Garretón é um compositor com uma vasta gama de interesses que vão desde a música de câmara a obras eletrónicas ao vivo, multimédia e performance, bem como arte sonora. Em todos esses diferentes formatos, ele sempre trabalha com atenção pessoal aos detalhes, enfatizando o som em relação à nossa sociedade e ao meio ambiente. Garretón estudou composição em Santiago do Chile e concluiu um mestrado em música eletrônica com Michael Beil e o título de Konzert Examen na Hochschule für Musik und Tanz de Colônia. Suas obras foram apresentadas no Chile, Argentina, Peru, Finlândia, França e Alemanha, onde se destacam seus concertos com Musikfabrik, Ensemble Garage e Electronic ID. Pablo Garretón recebeu uma bolsa do Goethe-Institut e do Festival de Nova Música Teatral de Munique para participar de duas residências em Buenos Aires e Lima. Em 2017, participou de uma residência artística multidisciplinar de três meses em Berlim dentro do projeto Drittes Territorium, trabalhando com sons de lugares abandonados na cidade. Em 2017, Garretón recebeu uma bolsa de dois anos do Ministério da Cultura do Chile; foi premiado no Concurso Internacional de Composição do Eight Bridges Festival em 2018. Em 2019, participou de um programa de residência em Paris na Cité International des Arts com uma bolsa de seis meses do Ministério da Cultura e Ciência da Renânia do Norte. Westfália. Durante este tempo também frequentou workshops de música eletrónica no IRCAM. Desde 2021, Pablo Garretón é membro do conselho de administração da Society for New Music of Cologne (kgnm) e compositor da International Ensemble Modern Academy em Frankfurt 2021-22.

Em 12 de abril de 2023YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCjxXfjEP2YItfwSZMb5vKJA

Soundcloud: https://soundcloud.com/mateoservian