Il Furore do México e Vincent Touzet de França apresentam Avec le Privilége du Roy, música instrumental sob o reinado de Luís XIV e Luís XV no Festival de Música Antiga de Lima

Il Furore é um agrupamento hispano-mexicano especializado na execução e divulgação da música antiga. É formado por Raquel Masmano no violino, Mario Salinas na viola da gamba e Daniel Ortega no cravo.

 

O conjunto oferece uma nova abordagem a um repertório pouco conhecido e executado no México. Graças à sua musicalidade e criatividade, il Furore consegue evocar as sonoridades da música dos séculos XVII e XVIII, através de um estudo rigoroso da música numa perspetiva historicamente informada (recorrendo a fontes históricas, tratamento retórico da música, estudo de estilos nacionais e utilização de instrumentos históricos com cordas de tripa).

 

Desde a sua formação em 2017, o ensemble apresentou-se nos principais fóruns nacionais (Festival de música antigua del CNA, Festival de música antigua de San Luis Potosí, Festival Alfaguara, Festival de música de cámara de Querétaro, Museo Nacional del Virreinato, Anfiteatro Simón Bolívar, Festival de música antigua de la UNAM), Festival Oaxaca Barroca, Instituto Cultural Helénico e participou em Festivais fora da República (Festival Esteban Salas, Cuba) e Festival de Música Sacra de Quito.

 

O grupo teve também o privilégio de partilhar o palco com alguns dos mais destacados intérpretes de música antiga. Os seus membros conciliam a sua actividade concertista com a docência em algumas das mais prestigiadas instituições do país e com a investigação académica.

 

O projeto do Il Furore venceu as convocatórias 2023 do Programa Ibermúsicas.

 

  • Segunda-feira 23 de setembro e quarta-feira 25 de setembro: masterclasses na sede da Universidade Nacional de Música do Peru
  • Terça-feira 24 de setembro: concerto no Festival Internacional de Música Antiga em Lima, Peru
  • Domingo, 29 de setembro: concerto no 11º Festival Barroco Ibero-Americano em Cusco, Peru