Ibermúsicas lançará em breve novos editais e novas ferramentas para promoção de intercâmbios

Criação de novas convocatórias, ajustes nas linhas de apoio, projeto Ibermúsicas Global (plataforma de meetings) e catálogo ibero-americano de partituras: o Programa Ibermúsicas anuncia muitas novidades para o próximo ciclo.

 

Entre os dias 17 e 20 de abril, os representantes dos 15 países que atualmente integram o Conselho Intergovernamental Ibermúsicas reuniram-se em Santiago, no Chile. Como acontece todos os anos, elas e eles avaliaram os resultados dos últimos editais e debateram os rumos do Programa, buscando aprimorar as linhas de fomento e oferecer outros tipos de apoio e ferramentas aos agentes do setor musical.

 

O que muda?

 

  • Entre as mudanças previstas, está o aumento do valor do apoio a residências artísticas, que será de até cinco mil dólares. Além disso, a convocatória para residências será aberta para indivíduos e grupos, mas não só para compositores. Também serão aceitos projetos de pesquisa de campo, intercâmbio de regentes, entre outros projetos cujo objetivo seja o desenvolvimento de um trabalho junto a instituição ou grupo musical de acolhida.

 

  • Outra mudança importante vai acontecer na linha “Apoio à Programação Iberoamericana”. Os programadores (de festivais, feiras e mercados de música, casas de espetáculo, escolas de música etc.) poderão se candidatar para viabilizar o deslocamento de agentes musicais do mundo todo. Assim, um festival de música, por exemplo, poderá apresentar proposta de convite a artistas, palestrantes, bookers e demais agentes do setor, sejam eles e elas ibero-americanos ou de qualquer parte do mundo, para participar de sua programação. Mas vale lembrar que esta linha só cobre gastos com transporte (aéreo, terrestre ou fluvial).
  • O já clássico Concurso de Criação de Canção em Parceria terá um novo foco. Este ano, o concurso será orientado especialmente à canção para as infâncias. Um âmbito onde a canção ibero-americana tem grande importância. Ibermúsicas entende o olhar da infância como o reinado da surpresa, do descobrimento, da maravilha de um mundo que volta a nascer a cada novo dia.

 

As novas propostas

 

  • Pela primeira vez, haverá uma linha de apoio destinada a cidadãos e cidadãs dos países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa localizados na África (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe) e na Ásia (Timor Leste). Por iniciativa de Brasil e Portugal, a linha de apoio foi criada para facilitar a circulação de artistas e agentes musicais da CPLP na região Ibero-Americana.

 

  • As novidades não param por aí. Em breve, será lançado o Catálogo Iberoamericano de partituras, importante plataforma de difusão das músicas dos países que compõem o Programa. Com diversos filtros de busca (por instrumentação, autor, país etc.), o catálogo ampliará o acesso à “música escrita”, facilitando a pesquisa e o conhecimento de novos repertórios.

 

  • Também vêm aí os speed meetings online para aproximar compradores e ofertantes de serviços e produtos musicais. Ibermúsicas está para lançar sua plataforma de reuniões de negócios com o objetivo de fortalecer a rede produtiva da música como um todo. Ao longo do ano, o Programa divulgará “mini convocatórias” para atender a demandas específicas de compradores que já estão abraçando a ideia. Assim, espera promover, de forma ágil, conexões que se convertam em convites, parcerias e contratações.

 

Editais serão lançados em 1° de junho

 

  • Ibermúsicas lançará 14 convocatórias (concursos e chamadas públicas). A linha de Apoio à Circulação permanece e é destinada a agentes musicais que desejam viajar para qualquer país do mundo. O apoio é de até 8 mil dólares em passagens aéreas, terrestres ou fluviais.
  • Além desta, serão lançados o Apoio à Programação Ibero-americana; Apoio a Residências (são duas chamadas: para agentes que queiram fazer residências em outros países e para instituições / grupos musicais que queiram receber residentes); Apoio à Especialização; Apoio a Projetos Virtuais; a convocatória MidAtlantic (somente para circulação nos EUA); o Prêmio de Composição de Obra Coral; o Prêmio de Composição de Música para as Infâncias; a convocatória especial Viagens pela Língua Portuguesa; a chamada para execução de obras do Catálogo ibero-americano de Partituras; o Prêmio Especial Brasil Ibermúsicas; o Prêmio Especial Colômbia Ibermúsicas e o Prêmio Especial Peru Ibermúsicas.

Aproximação com todos os países de Língua portuguesa

 

  • Muito relevante para este encontro foi a presença do Senhor João Boaventura Ima-Panzo, Diretor da Ação Cultural e Língua Portuguesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A sua presença marcou a grande importância que tem para o Programa Ibermúsicas o acercamento com todos os países lusófonos em busca de uma irmandade que aproxime e, ao mesmo tempo, funda as fronteiras e as distâncias físicas entre os países da CPLP e os do espaço ibero-americano. Foi um marco significativo no fortalecimento dos laços entre o Ibermúsicas e os países que têm a língua portuguesa como patrimônio cultural. 

 

  • Na ocasião, foram compartilhadas diversas ideias e propostas com foco na música e na harmonização de perspectivas. Acreditamos que este encontro representa apenas o primeiro passo de muitas inovações futuras entre o Programa Ibermúsicas e a CPLP, já que não existem barreiras à diversidade cultural e ao multilinguismo quando se trata de música.