O ano de 2024 foi de grandes conquistas para o Ibermúsicas, consolidando-se como um alicerce para a projeção da música ibero-americana a nível global. Para além dos países membros da região ibero-americana – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela – este ano, o Ibermúsicas expandiu o seu alcance para novos horizontes, chegando ao Canadá, Cabo Verde, China, República Democrática do Congo, Dinamarca, Estônia, Alemanha, Grécia, França, Itália, Holanda, Noruega, Coreia do Sul, Suécia, Suíça, Reino Unido, Estados Unidos, entre outros países. O programa beneficiou, por meio de suas convocatórias, mais de 250 projetos musicais e impulsionou a internacionalização de mais de 1500 profissionais da cadeia produtiva da música, entre artistas, pesquisadores, técnicos e gestores, os quais se apresentaram em concertos, ministraram masterclasses, compuseram novas obras, desenvolveram pesquisa, promoveram capacitação e formação e partilharam a riqueza da nossa música, reforçando os valores da cooperação e do intercâmbio cultural entre nações.
No início do ano, no Chile, por ocasião da reunião do Conselho Intergovernamental, os membros do Conselho elegeram por unanimidade o Brasil para presidir o Programa por um período de três anos. É a primeira vez que um país de língua portuguesa ocupa este cargo e é o segundo mandato liderado por uma mulher. A Diretora de Música da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE) do Brasil, Eulícia Esteves, assumiu a presidência do Ibermúsicas, anteriormente ocupado por Camila Gallardo Valenzuela, representante do Chile. A eleição do Brasil reforça o compromisso do Ibermúsicas com o multilinguismo e a diversidade musical e cultural, além de reconhecer o quanto o país tem contribuído para a expansão e o desenvolvimento do Programa.
Este ano, celebramos também um marco importante com a assinatura do acordo entre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o Programa Ibermúsicas, que tem como objetivo construir pontes de cultura e cooperação entre Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Portugal, Timor-Leste e a Ibero-América. O acordo de cooperação foi formalizado no dia 21 de maio, no Palácio do Conde de Penafiel, sede da CPLP em Lisboa, no âmbito das atividades comemorativas do 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa. O evento contou com a presença de Zacarias Albano da Costa, Secretário Executivo da CPLP; Eulícia Esteves, Presidente do Programa Ibermúsicas e Diretora de Música da FUNARTE, representante do Brasil no Programa; e Américo Rodrigues, Diretor-Geral das Artes (DGARTES) de Portugal. O evento contou ainda com as primorosas atuações artísticas de Miroca Paris, de Cabo Verde, e Karyna Gomes, da Guiné-Bissau. Esta colaboração entre o Ibermúsicas e a CPLP marca o início de uma nova etapa repleta de oportunidades para os músicos dos países de língua portuguesa. Música, cultura, língua e cooperação são conceitos que nos unem profundamente e que este acordo pretende reforçar. Por meio de um projeto especial conjunto entre a DGARTES (Direção Geral das Artes), do Ministério da Cultura de Portugal, a FUNARTE (Fundação Nacional das Artes), do Brasil, e a CPLP, o Ibermúsicas lançou pela primeira vez uma convocatória que celebra os laços culturais e a diversidade musical dos países de língua portuguesa. A iniciativa, intitulada Viagens pela Música em Língua Portuguesa, foi uma proposta multilateral e pluricontinental que procura aproximar e fundir fronteiras, superando as distâncias físicas entre a América Latina, a Europa, a África e o Sudeste Asiático. O sucesso desta convocatória se reflete nos seis prêmios atribuídos a projetos de Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, demonstrando o potencial transformador desta parceria.
Este ano, o Ibermúsicas deu mais um passo significativo ao participar, pela primeira vez, de um grande mercado internacional: a WOMEX, conferência mais importante da cena musical global, realizada em Manchester, Reino Unido, uma oportunidade estratégica para reforçar o posicionamento do Ibermúsicas no circuito global e promover o modelo único de cooperação multilateral que distingue o Programa. Durante o evento, foram realizadas diversas atividades que tornaram visível o compromisso do Ibermúsicas com a diversidade musical e a promoção da criação artística na região ibero-americana. A presença neste fórum global não só abriu novas portas para o estabelecimento de alianças estratégicas, como também consolidou o papel da Ibero-América como uma região vibrante e essencial no panorama musical mundial. Esta abordagem a novos mercados internacionais visa alargar as possibilidades de colaboração e o alcance dos artistas ibero-americanos nos palcos internacionais. A participação do Ibermúsicas na WOMEX 2024 é um passo fundamental no reforço da sua presença global, reafirmando o seu compromisso com a projeção internacional da música ibero-americana e com o enriquecimento do diálogo cultural a nível mundial.
Em 2024, o Ibermúsicas consolidou mais um feito histórico com o lançamento do “Catálogo Iberoamericano de Partituras”, um recurso único destinado a divulgar a riqueza da música escrita ibero-americana. Este catálogo, concebido como uma janela para o mundo, tem a missão de promover as obras dos compositores da região, desde os primeiros registos até as criações mais recentes. O catálogo não só destaca o patrimônio musical da Ibero-América, como também democratiza o seu acesso, permitindo aos criadores divulgar as suas obras de forma simples e gratuita. Por meio desta plataforma, qualquer pessoa interessada, desde programadores de orquestras e conjuntos a estudantes e professores, pode explorar um vasto repertório musical que abrange todos os gêneros, estilos e formações possíveis. É importante salientar que o Catálogo Ibero-Americano de Partituras não atua como agente, distribuidor ou editor, bem como não aluga, vende ou oferece partituras completas. Em vez disso, serve de ponte entre quem procura música e os detentores de direitos, editores ou criadores, facilitando o contato para acessar as partituras completas e os materiais necessários. Esperamos que se torne uma ferramenta indispensável para a divulgação da música escrita de origem ibero-americana, fomentando a cooperação, o ensino e a pesquisa no âmbito da música. Este projeto convida os criadores a se juntarem a nós, para que a música da região continue a ressoar em todo o mundo e a chegar a novos públicos.
Com o objetivo de celebrar a Cooperação Cultural Ibero-Americana, o Ibermúsicas, em colaboração com o Ministério das Artes, Culturas e Patrimônio do Chile, lançou uma convocatória especial no âmbito do Encontro Internacional de Economias Criativas, MICSUR 2024, que decorreu em Santiago do Chile, de 17 a 20 de abril. Esta iniciativa buscou promover o intercâmbio artístico entre músicos dos nove países participantes do encontro, Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai, e convocou grupos chilenos a apresentarem propostas que incluíssem a colaboração de artistas de um dos países participantes, com o objetivo de realizar um concerto especial durante o encerramento do evento. O projeto vencedor da convocatória especial Ibermúsicas – MICSUR Chile foi uma admirável colaboração da La Orquesta Andina de Chile (Prémio Pulsar 2017), com arranjos orquestrais de Félix Cárdenas (Prémio Pulsar 2015), juntamente com as brilhantes cantoras Nadia Larcher (Argentina, cantora, instrumentista de tinya, pesquisadora da música mais antiga do norte argentino), María Mulata (Colômbia, cantora, compositora e pesquisadora da música afrodescendente colombiana, nomeada para os Grammy Latinos em 2013, 2018 e 2023, bem como vencedora do Festival de Viña del Mar em 2007) e Thaís Olivera (Chile), intitulado América Morena, um encontro musical multicultural que transitou entre o patrimônio sonoro dos Andes e da Afro-América. O grande concerto de encerramento, realizado em 20 de abril, numa Plaza de la Constitución repleta de um público pulsante, celebrou a riqueza e a diversidade musical da região.
Graças à colaboração especial do Ministério da Cultura de Cuba e do Ministério do Poder Popular para a Cultura da Venezuela, as onze obras vencedoras do Prêmio de Composição Acadêmica que o Ibermúsicas lançou pelo décimo ano consecutivo em 2023 foram estreadas no âmbito de três concertos extraordinários apresentados pela Orquestra Sinfônica Nacional de Cuba e pela Orquestra Filarmônica Nacional da Venezuela. Centrado nesta edição em obras sinfônicas, o objetivo deste concurso é reforçar a criação de nova música e enriquecer o repertório sinfônico ibero-americano. O primeiro destes eventos teve lugar no domingo, 28 de abril de 2024, numa atuação especial na Sala Simón Bolívar do Centro de Acción Social por la Música, sede do El Sistema, em Caracas, Venezuela. A Orquesta Filarmónica Nacional de Venezuela, dirigida pelo Maestro Rubén Capriles, estreou seis das obras premiadas: “Densidades”, de Gustavo De Leonardis (Argentina), “Deja Vu”, de Marcelo Dino (Brasil), “Cerca al Horizonte”, de Andrés Poveda Herrera (Colômbia), “Susurros I”, de Daniel Toledo Guillén (Cuba), “Avalon”, de José Luis Valdivia Arias (Espanha) e “Me voy porque me voy”, de Rodrigo Valdez Hermoso (México). O segundo concerto teve lugar no domingo, 16 de junho de 2024, com uma nova interpretação de “Susurros I” (Daniel Toledo Guillén, Cuba) e “Avalon” (José Luis Valdivia Arias, Espanha). Finalmente, no domingo, 13 de outubro de 2024, a Orquesta Sinfónica Nacional de Cuba, sob a batuta do Maestro Igor Corcuera, apresentou a estreia das outras cinco obras premiadas: “Fénix”, de Cristian Andrés Lazo Remedi (Chile), “Canto del Cotopaxi”, de David Alejandro Meneses Almeida (Equador), “Cruces”, de Samuel Robles (Panamá), “El Enigma Cuántico”, de David Aguilar Valdizán (Peru) e “Antifonía Fractal”, de David Pedroza (Venezuela).
Este ano, também estreou a tão esperada Fantasía Sinfónica: La historia del Tango, de Lucas Querini, vencedora do Premio Ibermúsicas Homenaje a los Cien Años de La Cumparsita, um concurso especial promovido pelo Uruguai por meio da CIATyC (Comisión Interministerial de Apoyo al Tango y al Candombe), em colaboração com Ibermúsicas. A Orquesta Sinfónica Nacional de Colombia, dirigida pelo maestro colombiano Juan Pablo Valencia, e com a participação destacada do bandoneonista Giovanni Parra como solista, apresentou esta obra em dois espetáculos especiais nos dias 18 e 19 de abril de 2024, no Teatro León de Greiff e no Auditório Fabio Lozano, em Bogotá, respectivamente.
Em 2024, foram concluídas as apresentações dos primeiros projetos selecionados nas convocatórias especiais realizadas pelo Ibermúsicas e pela Mid Atlantic Arts. Esta iniciativa, concebida para fomentar o intercâmbio cultural e fortalecer o diálogo entre artistas musicais da Ibero-América e dos Estados Unidos, apoia a circulação da música e dos músicos ibero-americanos nos Estados Unidos, com o objetivo de promover a diversidade musical e enriquecer o panorama cultural do país de destino. Os projetos selecionados abrangem um vasto leque de gêneros, desde a música tradicional às propostas mais inovadoras, recebendo apoio financeiro e de produção. Para além de promoverem concertos em várias cidades da região do Atlântico, as iniciativas promovem atividades de aproximação com a comunidade, como cursos, workshops, masterclasses, debates e mesas redondas, criando espaços de interação entre os artistas e as comunidades locais, incluindo as comunidades ibero-americanas migrantes. Os projetos vencedores refletem a diversidade cultural e a riqueza musical da Ibero-América, com potencial para ter um impacto significativo na cultura dos EUA. Este esforço não só promove o desenvolvimento artístico dos projetos selecionados, como também fortalece os laços de colaboração entre as duas regiões, utilizando a música como uma ferramenta de transformação social e cultural. Um exemplo disso é o caso do grupo mexicano Caña Dulce y Caña Brava, que apresenta uma interpretação feminina do tradicional son jarocho, um gênero historicamente dominado pelos homens. Durante as suas quatro apresentações, realizaram 71 atividades, incluindo 54 concertos, 13 workshops e 4 palestras. Destas, 23 foram especificamente dirigidas ao público infantil, realizadas em 16 escolas públicas e 3 universidades. As demais apresentações foram distribuídas por 24 salas de concertos, bibliotecas, centros culturais, festivais e museus, contemplando mais de 18.000 pessoas em 14 estados: Arizona, Califórnia, Carolina do Norte, Maine, Massachusetts, Maryland, Nova Jersey, Novo México, Nevada, Nova Iorque, Pensilvânia, Carolina do Norte, Rhode Island, Texas e Washington, D.C. Para além disso, obtiveram um retorno do investimento de cerca de 300%, consolidando assim o seu sucesso.
O Ibermúsicas consolidou a sua presença digital e reafirmou o seu compromisso com a divulgação da diversidade sonora ibero-americana por meio dos seus canais de comunicação. Ao longo do ano, colocou à disposição da comunidade um vasto arquivo audiovisual que inclui videoclipes, espetáculos ao vivo, documentários, concertos em estúdio, workshops, masterclasses, conferências, palestras e debates. Estes conteúdos, acessíveis a partir do seu Banco de Conteúdos na Web e do seu canal no YouTube, permitiram a públicos de todo o mundo explorar a riqueza cultural e musical da região a partir de múltiplas perspectivas. O material reflete a grande diversidade de propostas apoiadas pelo Ibermúsicas ao longo dos anos e se consolida como um arquivo vivo, em constante crescimento, que oferece novas perspectivas e formas de compreender a música ibero-americana atual. Neste contexto, destaca-se também o canal do Ibermúsicas no Spotify, onde se encontram duas iniciativas fundamentais: por um lado, “Identidades Sonoras”, que reúne playlists com a curadoria de convidados especiais de cada um dos países membros do Programa, destacando as expressões musicais que compõem as paisagens sonoras da região; por outro, “Itinerário Canção”, que oferece um passeio pelas canções vencedoras de todas as edições dos concursos de criação de canções, entrelaçando as histórias, estilos e vozes da Ibero-América. Além disso, o Ibermúsicas ampliou este esforço com o projeto “Identidades Sonoras II”, que convidou os artistas vencedores das edições anteriores a criarem novas playlists baseadas no conceito de “Fronteras” (Fronteiras), permitindo uma abordagem sob múltiplas perspectivas: geográfica, cultural, simbólica, imaginária, invisível ou mesmo redefinida. As playlists estarão disponíveis em breve, alargando ainda mais este diálogo musical. Com estas iniciativas, o Ibermúsicas abre um diálogo no mundo do streaming e se envolve ativamente na conversa sonora global, criando um espaço dedicado a propostas não hegemônicas que nos convidam a descobrir novas paisagens sonoras.
Além disso, entre as iniciativas de destaque, destacam-se as convocatórias e concursos 2024, que receberam mais de 1600 candidaturas e premiaram mais de 250 projetos, abrangendo uma grande variedade de iniciativas de todos os estilos, gêneros e tradições que promovem a internacionalização, a criação, a formação, a acessibilidade e a inclusão, a profissionalização e a difusão da música ibero-americana a nível global. Os projetos apoiados pelo Ibermúsicas promoverão ações de cooperação com a Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Bolívia, Brasil, Bulgária, Canadá, Chile, China, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Escócia, Espanha, Estados Unidos, França, Guatemala, Itália, Japão, Luxemburgo, Marrocos, México, Moldávia, Moçambique, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Eslováquia, Reino Unido, São Tomé e Príncipe, Suécia, Suíça, Uruguai e Venezuela, por meio das suas linhas de Apoio à circulação de profissionais da música (financia a compra de passagens aéreas ou terrestres para facilitar a mobilidade de artistas e profissionais pelo mundo); Apoio à programação musical (financia a compra de passagens aéreas ou terrestres para enriquecer as propostas culturais e educativas com propostas internacionais); Apoio a artistas e pesquisadores para residências (facilita a estadia de profissionais para desenvolver projetos criativos ou de pesquisa em todo o mundo); Apoio a instituições para residências (apoia instituições, públicas ou privadas, que desejem convidar artistas ou pesquisadores internacionais para realizar trabalhos nas suas instalações); Apoio à especialização e aperfeiçoamento artístico e técnico (apoio a estudos avançados, tanto no âmbito institucional quanto de formação com especialistas renomados); Apoio a projetos virtuais (apoio a projetos musicais por meio de plataformas virtuais); convocatórias especiais, como o Prêmio Ibermúsicas de canção para as infâncias e o Prêmio Ibermúsicas de composição de obras corais, a serem estreadas por orquestras renomadas em Cuba e na Venezuela. Além disso, a Convocatória Ibermúsicas – Mid Atlantic Arts, que apoia a circulação de artistas ibero-americanos nos Estados Unidos; o Prêmio Brasil – Ibermúsicas, que contempla iniciativas dedicadas à divulgação da música brasileira, o Prêmio Colômbia – Ibermúsicas, que abrange iniciativas dedicadas à divulgação da música colombiana, e o Prêmio Peru – Ibermúsicas, que comemora o centenário de Nicomedes Santa Cruz e contempla a criação de canções inspiradas no seu legado musical, além da nova convocatória “Viagens pela música de língua portuguesa”, que sela o acordo de sinergias entre o Programa e a CPLP.
O ano chega ao fim e inaugura-se um novo ciclo de apoio à música ibero-americana, fomentando a colaboração entre artistas e comunidades de todo o mundo. Para além disso, o Ibermúsicas 2025 vem com muitas novidades! Estamos a postos para o próximo lançamento do “Ibermúsicas Global – o mercado da música ibero-americana para o mundo”. Este projeto aproximará o setor musical ibero-americano do mercado profissional global por meio da implementação de uma ferramenta digital para promover encontros online, conectando artistas, gestores, produtores, festivais, teatros, salas de concertos e outros espaços culturais para promover a programação musical ibero-americana em todo o mundo. Ibermúsicas Global será um espaço de networking, expansão de agendas, novas oportunidades de programação e reservas artísticas no mercado global, fortalecendo as redes criadas no circuito musical ibero-americano e promovendo a abertura de novos territórios na África, Ásia, América do Norte e Oceania. Desta forma, o Ibermúsicas reitera o seu compromisso com a democratização da cultura e o fortalecimento da música como motor de transformação social, reafirmando o seu empenho em promover políticas públicas que fortaleçam os laços dentro e fora da região, ampliando o alcance da música ibero-americana e gerando oportunidades de desenvolvimento profissional, intercâmbio de conhecimentos e expansão do mercado.
A difusão da música ibero-americana pelo mundo nos orgulha muito! Esperamos que a nossa música continue a construir novos caminhos, novas rotas, sempre como um símbolo de convergência entre povos e culturas. A música nos une.
Feliz 2025!