Ibermúsicas anuncia o lançamento de seu Catálogo Ibero-americano de Partituras

O Catálogo Ibero-Americano de Partituras é uma janela que se abre ao mundo para divulgar as obras da região. A sua missão é tornar-se uma peça fundamental para a divulgação da música escrita ibero-americana com o objectivo de promover a execução das obras dos nossos compositores de todos os tempos, desde os primeiros registros até aos dias de hoje e assim democratizar a possibilidade de carregamento de obras através de um sistema simples e gratuito.

Vale ressaltar que o catálogo é um recurso que fornece informações sobre a música escrita ibero-americana e não é agente, distribuidor ou editor e, portanto, não aluga, vende, fornece orçamentos ou oferece partituras individuais. Os programadores de orquestras, conjuntos e salas deverão contactar quem detém os direitos de acesso à obra e aos seus materiais. As obras não estarão disponíveis gratuitamente, mas será fornecido contato com a editora ou com os criadores das obras para solicitação da partitura completa e seus materiais (particellas).

O sistema foi desenhado a partir de sugestões de programadores de orquestras sinfônicas e grandes salas da região, focando nos diferentes processos de pesquisa que realizam na concepção das temporadas para que programas de concertos possam ser criados com alto nível de especificidade.

Ao mesmo tempo, o Programa Ibermúsicas propõe uma linha específica para utilizar esta nova ferramenta, é “Ajuda para a promoção do repertório ibero-americano”. A chamada estará aberta até 1º de outubro.

Palavras de Eulícia Esteves, Presidenta do Programa Ibermúsicas: O Catálogo Iberoamericano de Partituras vem facilitar o trabalho daqueles que estão à procura das nossas músicas. Por meio dele, qualquer pessoa pode ter acesso a inúmeras informações e partituras (sejam fragmentos ou obras completas), de forma gratuita, num único lugar. Esperamos que se transforme em importante ferramenta de difusão da música escrita de origem Ibero-Americana e que também contribua para a cooperação, o ensino e a pesquisa no campo musical.

Palavras de Francisco Varela, Rede Iberoamericana de Orquestras Sinfónicas: O catálogo tem mais de 2.000 obras carregadas. É importante destacar, para além deste número, que se trata de um catálogo vivo. Ao longo de um processo que acaba de começar, vai incorporar todas as partituras da música ibero-americana e, ao mesmo tempo, poderá incorporar futuras criações, construindo uma ferramenta em constante evolução que, sem dúvida, transformará positivamente o acesso à nossa música e sua circulação. O projeto contempla toda a música escrita, abrangendo todos os géneros, estilos e formações possíveis. O interessante então do material do catálogo é que podemos encontrar obras que podem ter sido concluídas nos últimos dias, e ao mesmo tempo temos obras historicamente relevantes em cada país, e todo este material torna-se um ponto de conhecimento e acesso direto para o resto dos países.

As e os convidamos a fazer parte deste grande catálogo, um catálogo vivo, para que a música das nossas compositoras e dos nossos compositores ressoe pelo mundo.

Ver catálogo aqui
Ver edital aqui