O Programa Ibermúsicas tem o prazer de anunciar as obras vencedoras do seu concurso para a criação de obras académicas, nesta edição dedicada exclusivamente à criação de novas composições corais. Após uma rigorosa deliberação, um júri de personalidades de renome internacional da música coral, composto por Mariana Rosas (Argentina), Diana Cifuentes (Colômbia), Electra Castillo (Panamá) e Angel Rengifo Mendoza (Venezuela), selecionou as obras vencedoras, em representação de sete países membros do Programa Ibermúsicas.
Este concurso, que promove a criação musical com absoluta liberdade criativa, incentivou a participação de compositores de toda a região, fortalecendo os laços culturais através da música coral. As obras vencedoras serão estreadas na temporada 2025 por dois prestigiados coros: o Coro Nacional de Cuba e o Coro Vicente Emilio Sojo, da Fundación Compañía Nacional de Música de Venezuela.
O prémio é um tributo à criatividade e ao talento musical da Ibero-América, e as composições vencedoras tornar-se-ão um importante contributo para o repertório coral contemporâneo da região.
Podes descobrir as obras vencedoras aqui.