Ibermúsicas abre as suas chamadas

É com grande alegria que abrimos as convocatórias anuais do Programa Ibermúsicas, este ano com muitas novidades!

Um grande leque de convocatórias e concursos para dar impulso à enorme quantidade de projetos musicais que, ano após ano, atravessam fronteiras em busca de novos desafios.

Procuramos dinamizar e fortalecer o setor da música através de políticas públicas de apoio; incentivar a criação musical em todas as suas formas, sem distinção de estilos, gêneros e tradições; promover o profissionalismo, a acessibilidade e a inclusão e, fundamentalmente, democratizar o acesso à cultura.

Convidamos os agentes do setor musical a apresentar projetos que possam gerar um impacto positivo em qualquer parte do mundo!

As propostas para este ciclo de convites são as seguintes:

Apoio à circulação de profissionais da música
Uma convocatória pensada para levar o seu trabalho musical a qualquer parte do mundo! Podem ser apresentados projetos que visem à internacionalização de espectáculos musicais, bem como projectos que promovam intercâmbios de criação, composição, pesquisa e conhecimento. Tendo em conta o elevado custo dos deslocamentos internacionais, esta linha de apoio concede recursos financeiros para a compra de passagens aéreas, terrestres ou fluviais.

Apoio à programação musical
Chamada destinada a programadores de festivais, feiras e mercados de música, salas de concerto, escolas de música, orquestras e coros, entre outros eventos e empreendimentos, que queiram convidar profissionais da música para participar de seus projetos. Assim, um festival ou um corredor cultural de festivais de música, por exemplo, pode apresentar uma proposta para convidar artistas de diferentes países para participar de sua programação; uma editora discográfica pode convidar bookers para a apresentação de suas bandas; uma orquestra ou várias orquestras associadas podem candidatar-se a convidar uma maestra; uma associação de instrumentistas pode apresentar uma proposta para convidar um luthier para dar oficinas; entre muitas outras possibilidades. Vale lembrar que este apoio é para cobrir as despesas de transporte (aéreo, terrestre ou fluvial).

Apoio a artistas e pesquisadores para residências
Uma convocatória para o desenvolvimento de trabalho criativo ou de investigação junto a uma instituição ou grupo musical de acolhida. Neste sentido, esta chamada está aberta não só a compositores ou grupos musicais, mas também a pesquisadores, para a realização de projetos em qualquer parte do mundo. A duração das residências deve ser, no mínimo, de três semanas.

Apoio a instituições para residências
Uma chamada para instituições públicas ou privadas, organizações ou grupos que queiram convidar compositores, maestros, diretores ou investigadores de todo o mundo para realizar um trabalho criativo ou de pesquisa, em residência, por um período mínimo de três semanas.

Apoio à especialização e aperfeiçoamento artístico e técnico
Uma convocatória que oferece a oportunidade de realização de estudos avançados em todos os campos do conhecimento e do trabalho musical, em qualquer parte do mundo. Este processo de aprendizagem pode ser realizado tanto no âmbito institucional quanto de forma particular com grandes mestres e mestras da cultura popular. O apoio financeiro do Ibermúsicas poderá cobrir todos os custos do processo de especialização.

Apoio a projetos virtuais
Apresentamos um apoio destinado à realização de projetos musicais que utilizem ferramentas virtuais como plataformas: gravação de álbuns, criação de videoclipes, transmissão streaming de espetáculos, colaborações virtuais, videoconferências, workshops virtuais, podcasts e muito mais.

Apoio à promoção do repertório ibero-americano
Uma nova proposta do Programa Ibermúsicas dirigida a orquestras, coros, conjuntos, entre outros, para promover a programação de música escrita criada por compositores da Ibero-América. As obras devem pertencer ao Catálogo Ibero-Americano de Partituras, que está disponível no sítio web do Ibermúsicas. Trata-se de um catálogo vivo ao qual podem ser acrescentadas novas obras de forma permanente e gratuita, o que democratizará o acesso e a divulgação das obras da região. A convocatória é um convite a um mergulho no enorme acervo de música escrita que reflete a grande riqueza criativa do espaço ibero-americano.

Prémio Ibermúsicas de canção para as infâncias
O já clássico Concurso de Criação Colaborativa de Canções, em que criadoras e criadores da região compõem em duplas criativas, terá este ano um novo enfoque: estará especialmente orientado para as infâncias, segmento em que a canção ibero-americana tem se destacado. Entendendo a infância como o tempo da descoberta, do deslumbramento, da surpresa e da maravilha do mundo, o Ibermúsicas propõe neste novo concurso a possibilidade de criação de letras em todas as línguas dos países ibero-americanos, inclusive as originárias.

Prémio Ibermúsicas de composição de obra coral
Incentivando a criação musical com absoluta liberdade criativa, o Programa Ibermúsicas propõe uma nova edição dos seus concursos para a criação de obras de concerto, neste caso especificamente orientadas para a criação de novas obras corais, que serão estreadas por agrupamentos nacionais de primeira linha de Cuba e da Venezuela.

Chamada especial Ibermúsicas – Mid Atlantic Arts
Com o objetivo de promover o diálogo intercultural entre artistas musicais da Ibero-América e dos Estados Unidos, Ibermúsicas e Mid Atlantic Arts lançam esta convocatória em colaboração para apoiar a circulação de artistas ibero-americanos nos Estados Unidos. Conscientes do impacto que o custo e a tramitação dos vistos de trabalho têm nos projectos que promovem a circulação de artistas nos Estados Unidos, Ibermúsicas centra esta convocatória na prestação de assistência específica nesta área. Por sua vez, a Mid Atlantic Arts apoiará os artistas ibero-americanos seleccionados através do apoio financeiro às instituições anfitriãs dos concertos para a gestão dos contratos artísticos.

Viagens pela música em língua portuguesa
Pela primeira vez, haverá uma linha de apoio destinada a cidadãos e cidadãs dos países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa localizados na África (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe) e na Ásia (Timor Leste). Por iniciativa de Brasil e Portugal, a linha de apoio foi criada para facilitar a circulação de artistas e agentes musicais da CPLP na região Ibero-Americana. Uma convocatória que tem por objetivo ressaltar os laços que surgem da diversidade musical dos países de língua oficial portuguesa, a fim de construir pontes de cultura e cooperação entre América Latina, Europa, África e o Sudeste Asiático. De caráter multilateral e pluricontinental, a iniciativa se propõe a reduzir distâncias físicas e aproximar os povos.

Prêmio Brasil – Ibermúsicas
Com o objetivo de reconhecer o mérito de iniciativas ou espaços que se têm dedicado, ao longo dos anos, à difusão da música brasileira no espaço ibero-americano e em todo o mundo, propomos esta convocatória, especialmente criada pelo Brasil.

Prêmio Perú – Ibermúsicas – 100 anos do nascimento de Nicomedes Santa Cruz – Criação de canção em décimas
Comemorando o 100º aniversário do nascimento de um dos maiores artistas peruanos da história e celebrando a sua vasta obra e o seu legado imortal como folclorista e pensador que promoveu a reivindicação da cultura e dos direitos da comunidade afro-peruana, o Peru propõe este concurso que premiará a criação de uma canção inspirada na sua obra musical, que será estreada durante as comemorações.

* * *

Os editais de todos os concursos estarão disponíveis no sítio web do Programa Ibermúsicas a partir de 1 de junho. O período de inscrições começa em 15 de junho. As convocatórias permanecerão abertas até 1° de outubro, exceto a convocatória de sinergia Ibermúsicas-Mid Atlantic Arts, cujo período de inscrição termina em 15 de setembro. Os projetos selecionados serão anunciados em 29 de novembro.

Bem-vindas e bem-vindos a uma nova edição das convocatórias e concursos do Ibermúsicas, que se abrem a novas propostas e novos desafios para fazer o mundo soar melhor.