Scroll Top
Acessibilidade e Inclusão Cultural:
Rumo a uma Ibero-América para o usufruto de todos

Com o objetivo de fortalecer o direito de todas as pessoas de participar plenamente da vida cultural e em consonância com a meta 10.2 do Objetivo 10 da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (que busca aumentar e promover a inclusão social, econômica e política de todas as pessoas, independentemente de idade, sexo, deficiência, raça, etnia, origem, religião, situação econômica ou outra condição), a Ibermúsicas desenvolve uma série de ações nesse sentido.

Gerar acessibilidade envolve questionar nossas próprias práticas e repensar criticamente as maneiras como criamos e geramos políticas públicas. Nós nos esforçamos para capacitar as pessoas a adotar uma nova maneira de olhar e entender a sociedade, para que todos os modos de existência e corporalidade sejam valorizados. Queremos promover a reflexão sobre como são gerados projetos, produtos e serviços culturais, disponibilizando algumas ferramentas que possam contribuir neste caminho rumo à inclusão de uma Ibero-América do qual todos possam desfrutar.

Na Ibermúsicas, há mais de 10 anos promovemos ações afirmativas em nossas convocatórias e concursos para incentivar a inclusão. Essa abordagem nos permitiu priorizar projetos que promovam a igualdade de gênero, a participação de pessoas com deficiência, a comunidade LGBTIQ+ e as populações afrodescendentes e indígenas. Valorizamos não apenas a representatividade desses grupos, mas também o impacto positivo que os projetos geram em suas comunidades.

A partir dessa iniciativa, iniciamos a construção de um observatório de inclusão que nos permitiu definir indicadores-chave para orientar as decisões do Programa e otimizar suas ações. Um dos destaques foi o aumento do número de projetos submetidos aos nossos editais e concursos que contemplam pessoas com deficiências sensoriais, motoras e cognitivas. Esse crescimento impulsionou a implementação de novas ferramentas para ampliar as oportunidades de acesso e garantir o pleno exercício dos direitos culturais, promovendo uma participação inclusiva e livre de qualquer forma de discriminação.

Dentre essas ferramentas, vale destacar a implementação da Acessibilidade Digital, que busca adaptar o design e o desenvolvimento de nossas plataformas e ferramentas tecnológicas para que sejam acessíveis a todas as pessoas. O objetivo é eliminar barreiras e garantir que qualquer usuário possa navegar, interagir e entender as informações de forma eficaz. Atualmente, estamos em pleno processo de implementação dessas medidas, com o compromisso de avançar rumo a uma verdadeira inclusão digital.

Além disso, consideramos essencial compartilhar conhecimento nesta área para fortalecer as capacidades e a profissionalização do setor em termos de inclusão. Para isso, fizemos uma parceria com a Fundação Música para Todos, uma organização espanhola dedicada exclusivamente a promover a acessibilidade na música, que generosamente fornece, de forma pro bono, uma série de manuais e guias didáticos para tornar festivais, salas de concerto e palcos acessíveis. O Programa, por sua vez, facilitou a tradução desses materiais para o português e assumiu o compromisso de divulgá-los amplamente por toda a América Latina, com o objetivo de atingir o maior número possível de destinatários. Os manuais e guias estão disponíveis abaixo para referência e download gratuitos.

Como parte desta iniciativa, serão realizados workshops virtuais intensivos, ministrados pela Fundação Música para Todos. Esses treinamentos fornecerão ferramentas essenciais para que festivais e locais culturais desenvolvam seu próprio Plano de Acessibilidade, permitindo-lhes implementar medidas concretas que promovam a inclusão de todas as pessoas.

Desta forma, buscamos promover a acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiência como meio essencial para garantir a participação plena e igualitária na vida cultural.

Entendemos a acessibilidade cultural como uma ponte fundamental para facilitar o encontro e a participação de todas as pessoas com igualdade de oportunidades.

Projeto vencedor da 2ª Convocatória de Projetos para Programas, Iniciativas e Projetos de Cooperação Ibero-Americana – SEGIB

Guia de acessibilidade e inclusão em festivais de música

Esta guia reúne um conjunto de orientações destinadas a garantir uma oferta de música ao vivo acessível, diversa e inclusiva, em espaços como salas de concertos, clubes, teatros e auditórios.

Guia de acessibilidade e inclusão em música ao vivo adaptação a salas de concerto, teatros e auditórios

Esta guia apresenta um conjunto de orientações, propostas e exemplos de boas práticas voltados para garantir uma oferta de música ao vivo acessível, diversa e inclusiva.

Manual práctico para o desenvolvimento da guia de acessibilidade

Este manual atua como um guia prático para a elaboração de uma Guia de Acessibilidade e Inclusão adaptada às características específicas de cada evento musical. Seu objetivo é fornecer informações claras e acessíveis para os participantes, incluindo as medidas de acessibilidade implementadas antes, durante e após o evento.

Manual práctico – Plano de acessibilidade

Este manual tem como objetivo fornecer uma ferramenta prática para os organizadores de festivais e concertos, orientada a facilitar a redação, desenvolvimento e implementação de um Plano de Acessibilidade adaptado às características e necessidades específicas de cada evento.

Se você tiver interesse em saber mais sobre empresas, produtores, projetos e artistas que trabalham na área de acessibilidade e deficiência, você pode encontrar informações no Catálogo do Setor Musical, filtrando pela categoria “Acessibilidade e Deficiência”.

E se você quiser fazer parte deste Catálogo, você pode criar ou editar seu perfil aquí.

[/vc_column_text]

[/vc_column][/vc_row]