“Exú de Buenos Aires” é um projeto de investigação artística que combina reflexão conceitual, música, textos, audiovisuais e dança para problematizar o diálogo, não isento de tensões, entre a música afro-brasileira (ritmos de candomblé, samba e capoeira) e o tango argentino.
Com este projeto, o GEMAA BA realiza as formas como estas trocas culturais e epistémicas afectam as práticas artísticas no Rio da Prata, como parte das circulações do Atlântico Negro.
Exú “é o que apresenta e fundamenta a ontologia do tempo na cosmogonia iorubá, pois ele é, em si mesmo, a própria ontologia, o tempo que se dobra simultaneamente para frente e para trás” (Sueli Carneiro, “Performances do tempo espiralar”, 2022).
Como parte do projeto GEMAA BA, apresenta seu trabalho musical “Exú de Buenos Aires” no qual participam Leandro Mellid: composição, arranjos e produção, atabaques, agogó e baixo de seis cordas; Nicolás Muntaabski: arranjos, cavaquinho, berimbau, surdo, pandeiro e sementes; José Martínez Luquez:violão; Javier Sosa: contrabaixo; Manuela Pérez Crispiani: bandoneon; Jero Canovil: saxo tenor; Berenice Corti: atabaque e produção executiva; Pía Paganelli: letras e vocais; Paula Picarel e Laura Gamaleri: coros e comunicação.
Esta iniciativa conta com o apoio do Fomento a la Música 2022 do Instituto Nacional de la Música da Argentina e foi vencedora do Premio Brasil Ibermúsicas 2023.
Link para o Exú de Buenos Aires:
https://open.spotify.com/intl-es/album/5jN44Pxkh6dcStTT9jbUs0?si=TvhBJykVTFiZU2zau6irxA