Estudos para violoncelo sobre música da América do Sul, é um compêndio de doze obras e/ou estudos técnicos e estilísticos (nível intermediário e avançado), para violoncelo, contendo desenvolvimentos rítmico-melódicos, desafios técnico-musicais e um conjunto de “efeitos”. (percussão e arco), que se constituem a partir da trajetória musical e/ou pedagógica dos autores deste livro. As exigências estilísticas, próprias de cada obra, são apresentadas a partir dos ritmos escolhidos por cada compositor e que são característicos da Argentina (Chacarera e Zamba), Chile (Cueca e Aire Mapuche), Colômbia (Porro, Torbellino e Bambuco Sureño), Peru (Huayno e Landó), Uruguai (Candombe e Milonga Campera – Marcha dos Camiões), Colômbia e Venezuela (Gabán – Golpe de Joropo). Cada estudo é acompanhado por um texto explicativo que orienta o leitor para a compreensão e interpretação das obras. Os estudos foram escritos, em sua maioria, no formato “cello solo”; no entanto, alguns deles incluem “figura” em sua composição que pode ser tocada na modalidade “solista” ou “solista com acompanhamento”; mais um, inclui outro violoncelo para tocar a obra em “dueto”.
Este material didático pretende ser uma contribuição cultural que destaque a diversidade musical da América do Sul, que promova a investigação dos recursos técnicos e musicais do violoncelo dentro dessas músicas populares, gerando uma integração entre os violoncelistas e o ambiente de sua linguagem tradicional para redefinir ensino-aprendizagem do repertório acadêmico sul-americano, para violoncelo, a partir do estudo de nossa própria música popular.