O grupo de choro argentino Mistura & Manda, através de seu projeto de formação “Choro Parceiro Argentina”, propõe o 4º Ciclo Anual de “Práticas de Choro” para músicos que desejam aprender ou aprofundar seus conhecimentos neste belo gênero musical instrumental tipicamente carioca. Com a coordenação de um grupo de músicos com experiência no gênero, serão realizadas dez práticas de choro por mês.
Mistura & Manda é um grupo de músicos argentinos que se dedica exclusivamente ao choro há 20 anos. A partir de 2020, acrescentaram à sua atividade musical a tarefa de divulgar e ensinar o gênero musical por meio da iniciativa Choro Parceiro Argentina, um projeto que conta com o apoio institucional da Escola Portátil de Música – EPM Rio de Janeiro.
Desde 2004, e de forma ininterrupta, Mistura & Manda tem realizado um grande número de apresentações em todos os tipos de locais e para diferentes públicos, incluindo prestigiadas salas de concerto, universidades, festivais, bares, centros culturais, institutos de idiomas, estações de rádio, casas de música ao vivo, entre outros. Eles foram repetidamente selecionados para a programação dos “Bares Notables” do Ministério da Cultura da Cidade de Buenos Aires.
Em 2011, lançaram seu primeiro CD “Choro Vivo”, no qual registraram parte de seu trabalho de arranjos, interpretação e composição dentro do gênero.
Fizeram várias apresentações na Embaixada do Brasil, que concedeu ao grupo uma carta de apoio institucional. Tendo recebido o apoio do Ibermúsicas em 2015, no ano seguinte apresentaram seu segundo disco “Lloros” (choros de compositores argentinos) na Casa do Choro do Rio de Janeiro e na Escola Portátil de Música do Rio de Janeiro, com grande aclamação de renomados músicos cariocas e do público especializado.
Este segundo disco foi dedicado aos compositores argentinos que se aventuraram no choro, demonstrando os estreitos laços culturais entre as capitais dos dois países a partir da década de 1920. O trabalho reúne obras de grandes mestres como Atahualpa Yupanqui, Eduardo Falú, Horacio Salgán, Oscar Alemán, Roberto Grela, Juan Falú, Rudi Flores e composições de Gabriel Trucco, Esteban Ibañez e Sebastián Luna, integrantes do Mistura & Manda. Essa produção, que conta com convidados do porte de Juan Falú, Rudi e Nini Flores, e o Trío Turuna (Brasil), foi escolhida pelo jornal Página 12 como um dos 10 melhores álbuns de 2016. Em 2018, parte desse material foi apresentado com a Orquesta de Cámara del Congreso de la Nación, com arranjos especialmente escritos para a ocasião por grandes arranjadores cariocas (Mauricio Carrilho, Paulo Aragao, Pedro Paes, Jayme Vignoli).
Em 2019 fizeram uma apresentação em Buenos Aires com duas referências do gênero como Mauricio Carrilho e Paulo Aragao, e iniciaram a série de shows “Vibraciones” pelos 15 anos de carreira do grupo, com convidados especiais como Andrés Pilar, Noelia Moncada, Rudi Flores, Rogerio Souza e Juan Falú.
Em 2020, criaram o projeto “Choro Parceiro Argentina”, um espaço de formação para músicos da região, incorporando a saxofonista Magalí Carballo como membro do corpo docente. Obtiveram a Beca Formadores 2021, concedida pelo Fondo Nacional de las Artes (FNA) e realizaram o ciclo anual de Práticas de Choro durante 2022, 2023 e 2024.
Na convocatória 2024 do Programa Ibermúsicas, receberam o Prêmio Especial Brasil/Ibermúsicas concedido pela FUNARTE (Fundação Nacional de Arte) do Brasil, somando assim mais um merecido reconhecimento ao seu trabalho, desta vez concedido pela mais alta instituição governamental de cultura do país de origem do choro. Este prêmio especial do Programa Ibermúsicas, em colaboração direta com a FUNARTE, tem como objetivo mapear e ao mesmo tempo reconhecer as iniciativas dedicadas à divulgação, pesquisa e ensino da música brasileira, em qualquer parte do mundo e fora do território nacional.
- A partir de domingo, 9 de março, sempre das 17h às 19h30 e durante mais 9 domingos até dezembro no “Bar de Fondo”, Julián Álvarez 1200, Palermo, Buenos Aires, Argentina.
- Inscrições em: @choroparceiro_argentina