Título del proyecto: Ensamble Kuatriada en III Festival Internacional Sonamos Latinoamérica de Berlín
Nombre del artista/agrupación: Ensamble Kuatriada
País: Chile
Línea de convocatoria: Ayudas al sector musical para la circulación en Iberoamérica
Año de convocatoria: 2023
O Ensemble Kuatriada é um grupo de música instrumental com sede em Valdivia, Chile. Seu repertório se baseia tanto na apresentação de composições baseadas em arranjos de seu diretor, Alejandro Torres Farfán, quanto na execução de obras de vários compositores, tanto chilenos quanto internacionais.
O Ensemble participou de diferentes turnês e concertos no Chile e no exterior, tendo realizado até o momento três turnês internacionais e a gravação em estúdio de um álbum com oito peças musicais. Seus membros são alunos do Colégio Bicentenario de Música J. S. Bach, em Valdivia, e também membros da Orquestra EGC da mesma escola. O Ensemble Kuatriada combina osaxofone alto, a flauta e a quena, a gaita de fole, o violino, o acordeão, o piano e o violão.
A proposta apresentada ao programa Ibermúsicas visava à participação do Ensemble em uma série de concertos e atividades na Alemanha em 2024. Os vínculos histórico-culturais entre os dois países são de longa data; como contexto, é importante lembrar que, já em meados do século XIX, o governo chileno estabeleceu vínculos com os chamados então estados alemães com o objetivo de atrair colonos alemães para o país. Esses incentivos incluíam a concessão de terras gratuitas, realocação e assistência inicial em termos de moradia e provisões. O objetivo dessa política de imigração era povoar e desenvolver as regiões central e sul do Chile, especialmente áreas como Valdivia, Osorno e Llanquihue.
Com o objetivo de levar a música latino-americana para além das fronteiras continentais e, sobretudo, levando em conta os laços histórico-culturais que, como mencionado, unem os dois países, o Ensemble participou em 2024 do festival Sonamos Latinoamérica Berlin, realizado na capital alemã. O Sonamos Latinoamérica é uma plataforma internacional que envolve não apenas países latino-americanos, mas também países europeus – como Dinamarca, Espanha e Alemanha -e que organiza, além de concertos anuais, uma ampla gama de atividades, incluindo feiras, exposições, reuniões, articulação de projetos de desenvolvimento profissional, palestras, etc. Em suma, o Sonamos Latinoamérica é uma verdadeira rede de músicos e gestores culturais que promove a circulação e a difusão da música latino-americana em todo o mundo.
Com o apoio do Ibermúsicas, o Ensemble Kuatriada se apresentou especificamente na cidade de Calau, na Alemanha e na Embaixada do Chile em Berlim, realizando oito concertos, atividades educacionais e master classes. Para essas apresentações, o Ensemble foi composto por seis membros, três meninas, dois meninos e seu maestro, Alejandro Torres Farfán.
Concertos dessa natureza são importantes porque representam um intercâmbio cultural e artístico entre, neste caso, o Chile e a Alemanha, promovendo a música e as tradições latino-americanas além das fronteiras do continente. A participação do Ensemble Kuatriada nesses eventos ressalta a crescente relevância da música chilena no cenário internacional, destacando sua riqueza cultural e diversidade musical. Como destaca seu diretor:
“Graças à viagem realizada, já temos ofertas de concertos e masterclass para janeiro de 2025, tanto em Berlim quanto em Leipzig. O trabalho com o Ibermúsicas tem sido muito satisfatório, pois graças a essa ajuda pudemos realizar participações e concertos, pilares fundamentais da atividade de internacionalização dos conjuntos musicais. Isso é um incentivo para continuar no difícil caminho da autogestão musical”.