Em Xalapa, México, realizou-se “La Festa Antiqua”

O Festival de Música Antiga “La Festa Antiqua” Xalapa é um evento cujo objetivo principal é promover e difundir a música medieval, renascentista e barroca no México, principalmente no estado de Veracruz. “La Festa Antiqua” foi uma iniciativa da Ensamble de Música Antigua Corazón con Manos em 2015 para criar um ponto de encontro para os primeiros grupos musicais do sudeste do país.

 

Houve cinco concertos virtuais de Labor Intus da Argentina, In Pro Ibis da Argentina, Olam Ein Sof do Brasil, Dúo Encontrarte do Chile, Ars Juglaris da Venezuela e o Ensemble de Música Antiga  Corazón con Manos do México; assim como duas conferências do percussionista Octavio Beltrán da Espanha e do compositor Rubén Calderoni do México criando e fortalecendo o movimento musical antigo na América Latina.

 

O gênero musical conhecido como Música Antiga é aquele que engloba música medieval, renascentista e barroca.  A música antiga é um gênero relativamente novo desde que começou a ser executada em meados do século 20 em várias orquestras européias, esta “moda” chegou à América muito rapidamente e pouco a pouco tornou-se popular dentro dos círculos de músicos de orquestra em todo o mundo. No México há um grande movimento musical, especialmente em apresentações barrocas.

 

Do 1º a 11 de setembro em diferentes fóruns no Estado de Veracruz, México