“Elena y la Orquesta Lunar” de Costa Rica apresentam a digressão Aurora que os levará ao México e à Guatemala

Elena y la Orquesta Lunar é um grupo fundado em San José, Costa Rica, pela compositora, cantora e violoncelista Elena Zúñiga em 2016. Desde então, envolveu vários músicos e artistas costa-riquenhos. A sua música é uma fusão de elementos clássicos e modernos que vão desde o folclore à música de câmara; tudo isto unificado por toques de rock, jazz e outros ritmos mundiais.

 

O seu primeiro álbum, “Viaje etéreo”, foi apresentado nos principais palcos da Costa Rica e fez uma digressão internacional na Argentina e no Chile. Com “Telescopio”, o seu novo álbum em processo de gravação, estão na digressão “Aurora”, levando as suas canções a palcos da Guatemala e do México com o apoio do programa Ibermúsicas.

 

Aurora evoca o nascer do sol e foi concebido para inspirar e motivar as pessoas a reconectarem-se com a natureza e a abraçarem novos começos nas suas vidas. Através de uma combinação de elementos visuais, música evocativa e narrativa comovente, este espetáculo procura despertar a paixão por explorar, proteger, restaurar e honrar a Terra. As canções percorrem as paisagens tropicais da Costa Rica, que se entrelaçam com a poesia mística e os cânticos de cabécar da convidada especial da temporada, Ileana Obando, cantora e intérprete de cabécar do clã Cacao, Tsirúrúwák, da comunidade Jäkuíí de Alto Pacuare (Turrialba).

 

Durante a digressão “Aurora”, convergem vários processos: concertos, workshops, intercâmbios musicais e colaborações, geridos de mãos dadas com instituições de grande trajetória e importância no circuito cultural da Guatemala e do México, e com artistas de reconhecimento nos seus países para continuar a alimentar alianças e reforçar o intercâmbio entre projetos de impacto cultural e musical.

 

Esta digressão de Elena y la Orquesta Lunar é possível graças ao apoio do Ibermúsicas através das suas Ajudas ao Sector Musical para a Circulação.

 

  • 2 de julho, 19h: Concerto no Centro Cultural Colegio Mayor Santo Tomás de Aquino (USAC), Antigua, Guatemala.
  • 3 de julho, 15h: Workshop de Ensemble: no Centro Cultural Universitario Paraninfo (USAC), Cidade da Guatemala.
  • 4 de julho, 19h: Concerto no Centro Cultural Universitario Paraninfo (USAC), Cidade da Guatemala, Guatemala
  • 6 e 7 de julho: Experimentação e documentação em “Barromadre”: Atividade privada de intercâmbio entre os músicos de Elena e a Orquesta Lunar e os músicos e luthiers de Barromadre, Oaxaca, México.
  • 9 de julho, 20h: Concerto no El Breve Espacio Puebla, Zaragoza, México
  • 11 julho, 20h: Concerto em La Jacaranda Cultural, Pátzcuaro, Michoacán, México
  • 13 julho, 19h: Concerto no Foro Amílcar Vidal, Cidade do México, México