O SIGMA Project, constituído por 4 saxofonistas de exceção, tem fomentado ao longo dos anos um novo repertório para quarteto de saxofones, e está particularmente empenhado em trabalhar diretamente com as vozes principais da criação musical contemporânea.
Ângela da Ponte (1984/Açores) é compositora, professora e investigadora. Vive atualmente no Porto (Portugal). Foi encomendada e interpretada por muitos conjuntos, solistas e orquestras de prestígio, incluindo o Quarteto Smirnov (Academia de Música de Basileia), Remix Ensemble (PT), Oregon Symphony (USA), Vertixe Sonora (ES) e Ensemble New Babylon (DE). O reconhecimento do seu trabalho inclui performances e estreias em vários festivais como BEAST FEaST (UK), Festival Visiones Sonoras 2016 (MX), Audiokineza (PL), 2020 XXI Bienal Internacional de Arte Cerveira (PT), Kulturfabrik – Festival 33,7 ( LU), Música Viva Festival 2022 (PT) e as principais distinções incluem a nomeação de Jovem Compositor em Residência 2011 na Casa da Música (Porto), ISCM Série Colaborativa Virtual 2020, em representação de Portugal na 67ª Rostrum Internacional de Compositores (RS) e o Prémio Ibermúsicas 2022 na categoria Composição e Estreia.
Uma das obras que faz parte do programa do SIGMA Project em Lisboa, é precisamente “Echoes from a near future”, uma das obras vencedoras do Concurso Ibermúsicas de Composição e Estreia 2022.
O programa deste concerto, concebido para o Festival Música Viva 2023, traz cinco estéticas musicais diferentes e complementares, especialmente representativas da música do nosso tempo.
- Alberto Posadas, Knossos (2019) para quarteto de saxofones
- Ângela da Ponte, Echoes from a near future (2022)**, para quarteto saxofones
- Miguel Farias, El Espacio Antrópico y … antropisco (2014) *, para quarteto saxofones
- Inés Badalo*, Arkhé (2022) para quarteto saxofones
- Iannis Xenakis, XAS (1987) para quarteto saxofones
** estreia mundial
* estreia em Portugal
O concerto realizar-se-á na sala O’ Culto da Ajuda, Capela/Catedral de arte. Um local onde tudo acontece é uma espécie de “loft” que foi recuperado pela Miso Music Portugal, sendo hoje apoiado institucionalmente; com o seu dispositivo sonoro, a sua “orquestra de altifalantes”, com toda a panóplia de aparelhos capazes de proporcionar os mais excitantes, hipnóticos, cósmicos, por vezes necessariamente brutais sons da surpresa.
O SIGMA Project é conformado por Andrés Gomis – sax soprano, Ángel Soria – sax alto, Alberto Chaves – sax tenor, Josetxo Silguero – sax barítono
8 de maio, 19:30 hs. no Festival Música Viva 2023, sala “O’culto da Ajuda”, Travessa das Zebras, nº 25, (à Calçada da Ajuda), 1300-589 Belém, Lisboa, Portugal