Como parte do Festival Mujeres en la Música Nueva 2024, o “Espacio Virtual – Latentes iberoamericanas/+s” contará com convidados de diferentes países dedicados à criação e à pesquisa de música contemporânea e experimental.
O destacado Ensamble CG (Colômbia) apresentará um concerto virtual com obras escritas e selecionadas especialmente para esse projeto, com músicas de Ana Lara (México), Cecilia Pereyra (Argentina), Juliana Ortigoza (Colômbia), Mizky Bernal (Bolívia) e Inés Badalo (Espanha). Além disso, haverá uma conversa para conhecer o processo criativo de cada um dos protagonistas em interação com o CG Ensemble e o festival.
As palestrantes convidadas, Ana Alonso Minutti (México) e Marcela Perrone (Argentina), compartilharão suas pesquisas relevantes sobre música e questões regionais, com uma análise focada na música atual. A compositora Canela Palacios (Bolívia) falará sobre seus interesses criativos e a compositora Elsa Justel (Argentina) e a saxofonista Bera Romairone (Argentina/Suíça) discutirão seu trabalho colaborativo.
Além disso, haverá três concertos ao vivo na cidade de Bogotá; o primeiro apresentará as obras eletroacústicas selecionadas na convocatória da GFMN 2024, com músicas de compositores de Portugal, Colômbia, México, Bolívia, Hong Kong, Itália e EUA, interpretadas por Jesús Buendía (Colômbia). No segundo concerto, música para flauta doce e eletrônica será executada por Leonardo Peña (Colômbia) e, no último concerto, Juana Monsalve (Colômbia) apresentará um repertório para voz e câmara de compositoras colombianas. Para encerrar o FMMN, Romairone se reunirá pessoalmente com compositoras colombianas para uma masterclass.
Fazem parte dessa iniciativa as seguintes organizações: Ensamble CG, Círculo Colombiano de Música Contemporânea, Universidad de los Andes, Teatro Acto Latino, Prohelvetia, Henri Selmer Paris, Noise Sesion, FIS – Festival Internacional de Saxofón Bogotá e o Programa Ibermúsicas por meio de suas Ajudas ao Setor Musical em Modalidade Virtual.
- De 16 de outubro a 18 de novembro