Concierto y Masterclasses en Instituto Ling Porto Alegre

Título del proyecto: Concierto y Masterclasses en Instituto Ling Porto Alegre
Nombre del artista/agrupación: Guillo Espel
País: Argentina
Línea de convocatoria: Ayudas al sector musical para la circulación en Iberoamérica
Año de convocatoria: 2022

Guillo Espel é um compositor, guitarrista e produtor musical. Como solista ou com o quarteto que leva o seu nome, lançou e estreou as suas próprias obras, como compositor e como intérprete, num grande número de países: Estados Unidos; Canadá; China; Austrália; Japão; Alemanha ou Itália. No contexto ibero-americano, Espel apresentou-se em salas e teatros de renome em Espanha; México; Panamá; Costa Rica; Equador; Colômbia; Peru; Chile; Brasil; Bolívia; Uruguai e Argentina. Em agosto de 2016 foi galardoado com o Prémio Municipal de Música da cidade de Buenos Aires.

Guillo Espel tem trabalhado constantemente os cruzamentos entre a música académica e a música popular, entendendo os limites entre as duas como uma linguagem híbrida que não pertence exclusivamente a um ou outro campo, por quanto as fronteiras entre o popular e o académico estão constantemente entrelaçadas e as suas formas não obedecem aos cânones de um ou outro género.

 

“A minha música tem sido por vezes ligada à música académica universal e por vezes à música popular, mas sempre pensei que isso se deve exclusivamente à funcionalidade que essas músicas têm, às esferas e formas em que se apresentam. A minha música não é uma justaposição de diferentes linguagens, mas é um discurso único com uma intenção expansiva no uso de ferramentas e de organização”.

O quarteto Guillo Espel pretende promover o intercâmbio da música e da cultura popular latino-americana, desenvolvendo um ambiente de cooperação e criação colaborativa. Em particular, e em relação a esta experiência, Espel propôs um concerto e uma série de master classes sobre instrumentos da tradição folclórica argentino-brasileira, ambas as actividades tiveram lugar na cidade de Porto Alegre, com o objetivo de gerar um intercâmbio cultural comunitário entre os dois países através do que a sua música tem em comum.

 

A proposta apresentada faz parte de uma longa tradição do Cuarteto Guillo Espel, tradição a partir da qual já realizaram numerosas gravações de compositores brasileiros, como Antonio Carlos Jobim e Heitor Villa-Lobos.

A prática do cruzamento entre a música académica e a música popular na América Latina é um fenômeno rico, complexo e de longa data que reflete a diversidade cultural da região. Especialmente a partir do século XX, muitos compositores e músicos de formação clássica começaram a incorporar elementos da música popular e folclórica nas suas obras, criando um diálogo entre as tradições académicas de raiz europeísta e as expressões folclóricas locais. Esta fusão permitiu que géneros como o tango, o samba, o son e outros ritmos da região fossem reinterpretados com técnicas e estruturas da música clássica, e vice-versa. Entre muitos outros, figuras como o já citado Heitor Villa-Lobos no Brasil, Silvestre Revueltas no México ou Astor Piazzolla na Argentina são exemplos emblemáticos destes cruzamentos e hibridações.

A experiência particular do Quarteto Guillo Espel em Porto Alegre resultou num “concerto de casa cheia em que todos os lugares disponíveis foram preenchidos”. Nas palavras do próprio Guillo Espel: “o programa é muito bom, e se nós apresentámos é porque estamos de acordo com o espírito e a dinâmica de trabalho da equipa local do Ibermúsicas, disponível em todos os momentos com a melhor vontade e eficiência. Estamos especialmente gratos a todos eles”.

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