Como resultado de sua residência no Cerro Colorado, a cantora e compositora uruguaia Melaní Luraschi apresenta seu novo álbum e um filme documentário

A cantora e compositora uruguaia Melaní Luraschi lançou seu novo álbum, Je suis Nenette, criado entre fevereiro e março de 2024 durante uma residência de criação e pesquisa na Casa Museo Atahualpa Yupanqui (Cerro Colorado, Córdoba, Argentina) com o apoio do Ibermúsicas.

 

Produzido pela própria Luraschi, o álbum tem como objetivo redefinir e revalorizar a figura da pianista e compositora francesa Nenette Pepin Fitzpatrick, também conhecida como Pablo del Cerro, pseudônimo que ela usou para assinar as músicas que compôs com Atahualpa Yupanqui, como “Luna tucumana”, “El arriero” e “El alazán”, entre outras.

 

Nesse documentário, a artista uruguaia mostra cenas do processo criativo gravadas durante a residência, em meio às serras de Córdoba.

 

“A ideia do álbum e do documentário é que esse projeto nos deixe pensando e nos faça perguntas, por isso o documentário mostra momentos em Cerro Colorado e reflexões dos presentes”, diz Luraschi. “Eu gostaria de apresentá-lo em conservatórios para que possamos continuar a pensar sobre a figura de Nenette”.

 

Melaní Luraschi é uma cantora, compositora, produtora e poeta de Maldonado, Uruguai. Suas canções de raízes rioplatenses e latinas são ora mais jazzísticas, ora mais pop. A artista canta o potencial dos corpos, o paradoxo das fronteiras, inspirada nas mil formas de vínculos humanos e na imensidão da natureza. Ela escreve e canta em espanhol, português e francês. Lançou dois álbuns próprios, um EP com Eduardo Larbanois e três singles. Atualmente, vive em Paris para estudos musicais e está trabalhando na produção de seu terceiro álbum. Ela já cantou em cidades da Argentina, Brasil, Chile, Equador, Peru, Espanha, Itália, Áustria, Portugal e França. Paralelamente à sua música, é coordenadora e criadora, desde 2012, de um espaço ligado às artes cênicas, “Camino de las aguas”, na cidade de Maldonado, Uruguai, onde são realizadas ininterruptamente oficinas para crianças.

 

Link para o álbum Je suis Nenette no Spotify:

https://open.spotify.com/intl-es/album/42PypQu942YfKhaWBpwOMb?si=mGTHOK2_RUe59bS-ETHZ3g

Documentário: https://www.youtube.com/watch?v=IT4wnxI-Qd0