Começaram os trabalhos em Peru para a criação de “A Ópera dos Monstros”, uma colaboração entre o México, o Peru e a Argentina

A Ópera dos Monstros é uma colaboração entre a Compañía Flotante (companhia de teatro infantil, Peru-Argentina) e a STAGE of the ARTS México (companhia mexicana de ópera e teatro).

 

A artista mexicana Yurira Fanjul recebeu um convite da Compañía Flotante, uma companhia de teatro físico para crianças formada por Azul Borenstein e Natalia Chami (Peru-Argentina), ambas licenciadas pela escola Jacques Lecoq, para colaborar como libretista e cocriadora da obra A Ópera dos Monstros, uma experiência para o público infantil, cheia de estímulos que apelam à sensibilidade e à capacidade de imaginar e abrir a perceção a novas formas de beleza, unindo marionetas gigantes, instalações e música original ao vivo.

 

A criação deste espetáculo operático internacional para crianças, envolve a elaboração de um libreto original, a exploração sonora de vozes operáticas e uma dotação instrumental diversificada, a par do jogo interativo de originais marionetas de grande formato. A partir do estudo dinâmico do corpo humano e da poética do material, a representação plástica, a escrita, a música e a composição musical e dramática serão integradas em simultâneo.

 

As crianças têm um certo fascínio pelos monstros, talvez pelo desconhecido ou pelo fantástico. O monstro é um ser que apresenta anomalias e provoca medo. Ao tomá-lo como o “não igual”, entra-se no terreno político do biopoder: o monstro é excluído da sociedade por ser “diferente”. Mas estas personagens serão simpáticas, cheias de humor e o absurdo das suas sonoridades fará sobressair as suas características físicas.

 

Através deste trabalho, a artista Yurira Fanjul propõe-se escrever o libreto e a linha vocal de uma ópera infantil em espanhol para um máximo de 5 cantores, sem coro e com uma dotação musical simples, e eventualmente conseguir uma partitura simples e fácil de ouvir para todos os públicos, que diferentes conjuntos musicais possam facilmente executar, e assim poder ter diferentes elencos a atuar em diferentes cidades e países.

 

Reunidos na Residência Kai, Vale Sagrado de Cusco, Peru, fazem a Ópera dos Monstros: Natalia Chami – Co-direção Artística, Azul Borenstein – Desenho dos Monstros e Co-direção Artística, Yuriria Fanjul – Co-direção Artística e Co-direção Musical, Jorge Martínez – Co-direção Musical da Residência Artística e Voz Barítono, Kusi Qoyllor – Voz Soprano, Gabriel Ríos – Pianista, Claudia Castro Gambini – Ralização dos Monstros.

 

Este é um projeto realizado com o apoio do Programa Ibermúsicas e do Sistema de Apoyos a la Creación y Proyectos Culturales de México.