O projeto consiste em uma residência artística de três semanas junto ao Quasars Ensemble. Durante este período, Igor Maia comporá uma nova obra, intitulada “Tempo, Terra, Trama” para um ensemble de oito músicos. O foco da nova obra será o conceito de tempo, explorando abordagens ameríndias, refletindo sobre a relatividade e a passagem do tempo. A obra será estreada em um concerto no Pequeno Estúdio de Concertos da Rádio da Eslováquia. Além disso, o compositor dará uma palestra e um workshop na Academy of Performing Arts in Bratislava.
Igor Maia: compositor e regente nascido em Campinas (1988), é professor adjunto de composição na UFMG desde 2019. Doutor em composição pelo King’s College London (Inglaterra). Premiado em diversos concursos, suas obras foram apresentadas em festivais e concertos na Europa, nas Américas e no Japão.
Quasars Ensemble: fundado em 2008, é um grupo eslovaco reconhecido por sua programação inovadora, que combina música clássica contemporânea com obras raras de épocas passadas. Conhecido por valorizar compositores eslovacos e colaborar com compositores renomados, o ensemble já se apresentou em diversos festivais como o Warsaw Autumn e o Ostrava Days, além de espaços icônicos como o Flagey, em Bruxelas e o Gasteig em Munique.
- 17 de fevereiro a 9 de março: residência com o Quasars Ensemble, Bratislava, Eslováquia
- 5 de março: concerto com o Quasars Ensemble na Sala de Concertos da Rádio da Eslováquia, Bratislava, Eslováquia