Começa a Residência de Pesquisa do artista chileno Alex Guerrero Chinga no Centro Social Cultural Breña, Peru, para o estudo comparativo da cueca chilena e da marinera limeña

Residência para a investigação comparativa da estrutura e do canto da cueca chilena e da marinera limeña. Abordará suas semelhanças e diferenças, considerando que compartilham uma história, aspectos métricos e performativos que os unem. O trabalho será realizado por Alex Guerrero Chinga, payador, cantor e pesquisador de poesia cantada, em conjunto com o Centro Social Cultural Musical Breña e com artistas da marinera limeña. Haverá 6 cápsulas de análise de métricas, termos, ornamentos e melodias; um concerto didático e uma conversa final.

 

Alex Guerrero Chinga é fundador da corporação Versos de Ida y Vuelta e gerente de La Chingana Chinga, um espaço para a salvaguarda do patrimônio musical e culinário. Ele foi membro de grupos como De Improviso, San Cayetano e Jarana con Araucano. Participou ativamente da roda de cuequeros e cuequeras por mais de dez anos. Recentemente, por meio do Ibermúsicas, fez um curso avançado sobre a dança Tierra de Zaña no Peru e atualmente está trabalhando em sua primeira produção discográfica.

 

O Centro Social Cultural Musical Breña foi fundado há 50 anos e tem sido uma parte fundamental do desenvolvimento e da preservação da música crioula. Ele se tornou um palco onde a experiência dos artistas mais experientes é combinada com as novas gerações. Vale a pena mencionar os ranchos crioulos que acontecem todas as sextas-feiras e as várias homenagens que foram prestadas a cantores, músicos e crioulistas, cada uma delas terminando com a instalação de uma fotografia do homenageado. O espaço também abrigou oficinas, palestras e apresentações musicais de outros ritmos peruanos.

 

Serão realizadas entrevistas com os artistas mais famosos da marinera limeña, entre eles: Sonia Valderrama, cantora fundamental da atual geração da música crioula; Wendor Salgado, guitarrista e anfitrião da catedral do criollismo, um espaço dedicado à preservação do repertório tradicional do Peru, Bruno Lara, membro do grupo Tundete, cantor e guitarrista das novas gerações da música crioula, Gustavo Urbina e Jorge Villanueva, grandes cantores de marinera limeña, e María Luisa Obregón, organizadora das sessões de prática de marinera, um espaço que abriu as possibilidades de aprender esse ritmo.

 

Essa residência de Alex Guerrero Chinga no Centro Social Cultural Breña, no Peru, é possível graças ao apoio do Programa Ibermúsicas por meio de sua linha de “Apoio a instituições para residências”, convocatória 2024.

 

  • Janeiro e fevereiro, Centro Social Cultural Breña, Lima, Peru