Chegam a Barcelona as oficinas de música com o método O Passo

O professor e violonista brasileiro Emiliano Castro dará workshops sobre o método O Passo em Barcelona e fará também vários concertos.

 

Emiliano Castro é um músico brasileiro, professor de música e antropólogo que se dedica à música brasileira, ao flamenco, à música latino-americana e à música africana.

 

Em Espanha colaborou com músicos como Jorge Pardo, Javier Colina, Jaume Vilaseca, Xavier Batllés, Jabu Morales, Flavio Rodrigues, Irene Atienza, Ana Rossi, Quim Ollé, Mû Mbana, Antonio Restucci, entre outros. Gravou para selos como Harmonia Mundi, Subterfuge Records e Ventilador Music, entre outros.

 

No Brasil trabalhou com nomes como Emílio Santiago, Guinga, Yamandú Costa, Paulo Bellinati, Zizi Possi, Zeca Baleiro, Fagner, Fabiana Cozza, Nei Lopes, Cristóvão Bastos, Marina de la Riva, Alessandro Penezzi, André Mehmari entre outros reconhecidos internacionalmente.

 

Viveu em Barcelona durante cinco anos até 2005. Aí estudou guitarra flamenca no Conservatori Superior de Música del Liceu e é reconhecido na cidade como uma figura importante na apresentação e consolidação do cultivo do choro, gênero fundador da música brasileira.

 

Trabalhou em diferentes países da Europa, nas três Américas e em África. Colaborou como guitarrista, compositor, arranjador ou produtor musical em mais de 50 álbuns. Sua discografia inclui ‘7 Caminos’ (Selo Sesc, BR) e ‘Kanimambo’ (independente) disponível em todas as plataformas.

 

Trabalha há dezessete anos com o método O Passo e, junto com seu autor, Lucas Ciavatta, é professor formador do método e diretor adjunto do Instituto O Passo.

 

Criado pelo músico e educador brasileiro Lucas Ciavatta em 1996 e tendo como princípios inclusão e autonomia, o método de educação musical O Passo entende o fazer musical como um fenômeno indissociável do corpo, da imaginação, do grupo e da cultura. O Passo surge em resposta aos modelos altamente seletivos de acesso à prática musical e tem a riqueza do fazer musical popular brasileiro como sua grande influência. A música como um direito. Com O Passo, todos podem fazer música com tranquilidade. O saber e o fazer musical são acessíveis a qualquer pessoa.

 

Esta proposta foi vencedora do Ibermúsicas na linha de ação de Ajudas ao Sector Musical para a Circulação, edital 2023.

 

  • 20, 21 e 23 de maio: oficina “Corpo, Música e Movimento” para crianças de 8 a 10 anosem Trémolo, Escola de Música, Barcelona, Espanha
  • 23 e 27 de maio: oficina para jovens em capacitação pelo projeto CP em Project Passwork, Fundação Adsis, Barcelona, Espanha
  • 18 de maio das 10h às14h: oficina de música com o método O Passo para o público amplo em Trémolo, Escola de Música, Barcelona, Espanha