Scroll Top

Chega: ¡Que suene la rebelión queer! (Deixe a rebelião queer soar!) Resistências musicais LGBTI na América Latina, lançamento e apresentação de Luis Gabriel Mesa Martínez (Colômbia)

Como pesquisador principal do projeto “Deixe a rebelião queer soar! Resistências musicais LGBTI na América Latina” (em coautoria com a Dra. Fiorella Montero-Díaz), o musicólogo colombiano Luis Gabriel Mesa Martínez apresentará um documentário e fará apresentações sobre sua pesquisa na Espanha.

 

Essa pesquisa integrou depoimentos de diferentes artistas LGBTI+ da Colômbia e do Peru sobre o uso da música como veículo de expressão e resiliência diante dos alarmantes índices de violência na América Latina. O resultado foi uma curta-metragem que expõe diferentes eixos de discussão, com uma abordagem interseccional que enfoca a música como uma resposta à discriminação de gênero, ao racismo e ao classismo. Esta proposta se articula com os convites da Escuela Superior de Música (Catalunha) e da Universidad Complutense (Madri), para socializar a curta-metragem em pré-estreia e realizar conversas de reflexão com a população acadêmica e coletivos LGBTI+.

 

No contexto dos países latino-americanos, várias campanhas anti direitos focadas em atacar uma suposta “agenda gay” ou a mal chamada “ideologia de gênero” foram fortalecidas, encontrando apoio em governos conservadores, por sua vez apoiados por movimentos religiosos fundamentalistas que perpetuam a marginalização da comunidade LGBTI+. Essa violação de direitos iguais constitui um dos eixos centrais que tornaram esse projeto um exercício de pesquisa extremamente importante e urgente para aprofundar o papel da música como ferramenta de luta e transformação.

 

Em 2020, nasceu o projeto “Deixe a rebelião queer soar!: Resistências Musicais LGBTI+ na América Latina”, que reuniu pessoas das áreas de música, ativismo e pesquisa musical, em um diálogo transdisciplinar com antropologia, sociologia, psicologia, saúde coletiva, ciências jurídicas, artes visuais e artes cênicas, para discutir respostas à violência contra a comunidade LGBTI+ nos países latino-americanos. Sob a liderança de Luis Gabriel Mesa Martínez e Fiorella Montero-Díaz, o projeto se materializou, em julho de 2022, em duas reuniões internacionais que ocorreram na Faculdade de Artes da Pontifícia Universidade Javeriana (Bogotá) e na Fundação “TransFormar” (Lima).

 

As atividades propostas incluem palestras de conscientização sobre o papel da música como veículo de construção social, em benefício das pessoas LGBTI+, e constituem o início de uma colaboração com projeções sustentáveis para fortalecer as redes acadêmicas e artísticas entre as duas instituições espanholas e Luis Gabriel Mesa Martínez, como representante da Pontificia Universidad Javeriana de Bogotá (Colômbia).

 

Luis Gabriel Mesa Martínez é musicólogo e pianista, bacharel em Artes pelo Macalester College (Minnesota) e PhD em História e Ciência da Música pela Universidade de Granada (Espanha). Sua produção fonográfica inclui seis álbuns de música latino-americana para piano e conjuntos de câmara, com ênfase especial na divulgação de compositores do sudoeste da Colômbia. Ele co-produziu quatro documentários audiovisuais e publicou livros sobre compositores de Nariño (Colômbia), com foco em discussões sobre identidade, gênero e transnacionalidade.

 

Seu próximo livro, intitulado Plínio Herrera: ecos de uma bandola nariñense, será lançado em abril de 2025, sob o selo da Editorial Javeriana. Dirigiu o programa de Mestrado em Música da Pontificia Universidad Javeriana (Colômbia) entre 2016 e 2024, onde trabalha como professor associado e coordena a área de musicologia, bem como as funções de internacionalização da Faculdade de Artes.

 

Este projeto é possível graças ao apoio do Programa Ibermúsicas através de sua linha de “Ajuda à circulação de profissionais da música”, chamada 2024.

 

  • 4 de abril: Gender Sounds, ESMUC (Escola Superior de Música da Catalunha), Barcelona, Espanha.
  • 8 de abril: Série de palestras da Faculdade de Geografia e História, Universidade Complutense de Madri, Espanha