Chega a edição portuguesa do Demo Sul – Caldas, Simpósio de Música Independente

Demo Sul é um nome já conhecido no Brasil, sinónimo de um dos maiores festivais de música independente do país que, desde 2001, reúne bandas nacionais e internacionais para vários dias de concertos, exposições e workshops. Com mais de 20 anos a dar ao público brasileiro uma experiência musical variada, possibilitando o encontro com artistas e produtores, o Demo Sul muda-se este ano para Portugal. O “país irmão” com muito em comum, mas mais ainda por conhecer sobre a música do outro lado do Atlântico. De 20 a 22 de junho, a música independente será novamente mostrada e pensada em Caldas da Rainha. A cidade anfitriã desta que é a primeira edição fora de Londrina, o lugar onde tudo começou.

 

Uma programação diversificada que pretende dar destaque à música independente, fomentando a circulação de artistas, apoiando a gestão de projetos e estabelecendo parcerias para o desenvolvimento do setor.

 

Os gestores tornaram-se profissionais de destaque quando o assunto é o planejamento e desenvolvimento de projetos nas mais diversas áreas. Um dos setores que faz girar a economia mundial e envolve distintos universos de atuação profissional é o da produção cultural. De acordo com o produtor cultural brasileiro Marcelo Domingues, há quase duas décadas à frente do festival Demo Sul, “cerca de 10 trilhões de dólares são destinados ao desenvolvimento de projetos, anualmente, em todo o mundo, equivale a aproximadamente 25% do produto interno bruto mundial”, frisa Domingues.

 

Assim, o gerenciamento de projetos exige, atualmente, uma postura profissional e também muita capacitação. Este tema ronda a cabeça e a rotina de quem lida diariamente com projetos, recursos, equipes, editais e planejamento na área da cultura, por exemplo.

 

O conteúdo abordado no workshop visa ampliar o conhecimento dos participantes e também proporcionar a reflexão. Entre os temas estão as etapas de elaboração de projetos, formação de equipe, papel do gestor e gerenciamento de custos, recursos humanos e comunicação. Durante o workshop, Domingues apresentará cases e também estará aberto a responder às dúvidas dos participantes.

 

O Simpósio acontece no dia 21 de junho (quarta-feira), às 14h com a presença de 3 produtores convidados, que se reunirão no Silos Contentor Criativo, para apresentar o mercado da música brasileira e as possibilidades de conexão e intercâmbio cultural com a cena musical portuguesa. Os temas abordados no evento apresentarão cases, sob os mais variados aspectos que estão transformando o mercado musical.

Além das mesas, o simpósio ainda contará com o lançamento do livro “Memórias de um motorista de turnês”, com o produtor e autor do livro Paulo André Morais Pires.

 

O projeto Demo Sul – Caldas tem sido vencedor da chamada do Programa Ibermúsicas para Ajudas ao Setor Musical para a Programação Ibero-Americana.

 

 

  • 20 a 22 de junho – Exposição de Artes com Pedro Rolo. Toca da Onça Bistro (Tv. da Cova da Onça 21, Caldas da Rainha)
  • 20 junho 18h30. Workshop “Gestão de Projetos Culturais”. Silos Contentor Criativo
  • 21 junho 18h30. Simpósio de Música Independente. Silos Contentor Criativo
  • 22 junho 22h. Concerto “Estrela Leminski e Téo Ruiz”. Toca da Onça Bistro (Tv. da Cova da Onça 21, Caldas da Rainha)