A 12ª versão do Festival Cultural de Marimba e Violinos Caucanos terá lugar no Boulevard Oro y Miel, localizado no distrito de San Antonio do município de Santander de Quilichao, no departamento de Cauca, sudoeste da Colômbia.
Nas onze versões realizadas até à data, o festival caracterizou-se por ser um espaço em que as expressões culturais ancestrais da região costeira do Pacífico da Colômbia, representadas no conjunto de marimba do Pacífico Sul ou na chirimía representativa do Pacífico Norte, coexistem pacificamente e em perfeita harmonia com as expressões provenientes do vale interandino do rio Cauca, especialmente do norte do departamento.
O Festival Cultural de Marimba e Violinos Caucanos nasceu como uma iniciativa comunitária juvenil em resposta à preocupação gerada na Vereda San Antonio e noutros sectores vizinhos pela crescente perda de identidade e falta de reconhecimento das tradições e valores culturais ancestrais, tradições que sempre foram praticadas pelos mais velhos e anciãos da sua comunidade. Assim, através de encontros em que os mais velhos da comunidade contavam as suas práticas e tradições aos mais novos, vieram à superfície outras expressões que as crianças, os jovens e os adultos tinham escondido devido à falta de espaços de intercâmbio: música, dança, poesia, pintura, arte, etc.
Desta forma, num período de doze anos, as tertúlias e chocolatadas acabaram por se tornar no maior evento cultural de carácter étnico que se realiza no norte do Cauca, reunindo todos os anos músicos, bailarinos, artistas plásticos, escritores, académicos, gestores culturais, artesãos, designers, cabeleireiros, entre outros.
O Festival Cultural de Marimba e Violinos Caucanos, graças ao apoio obtido através da convocatória Ibermúsicas 2023 na categoria Ajudas ao Sector da Música para a Programação Ibero-Americana, esta edição do festival contará com a participação, pela primeira vez, de dois grupos do exterior.
Da cidade de Havana, Cuba, vem a representação do Projeto Cultural Comunitário Atrapa Sueños, um espaço ligado à cultura comunitária participativa para criar, entreter, adquirir e fortalecer o conhecimento de, para e com a comunidade como ator principal.
O outro grupo internacional vem da cidade de Buenos Aires, Argentina e é o Grupo Mango Viche, liderado pela professora Eliana Cogliati, que gerou o encontro entre músicos argentinos e colombianos amantes dos ritmos do Pacífico colombiano.
- Do 12 ao 15 de setembro, Boulevard Oro y Miel, Santander de Quilichao, Vereda San Antonio, Colômbia