Cancioneiro tradicional anônimo de Guanacaste volume III: Parrandeando con Güilas

Parrandeando con Güilas é um livro de canções infantis anônimas da tradição oral de Guanacaste, mesoamericana, latino-americana e ibero-americana.

 

Seu objetivo é contribuir para a preservação do patrimônio musical afro-mestiço costarriquenho por meio de vários gêneros da tradição oral da província do norte da Costa Rica, a fim de garantir sua conservação como parte da memória do patrimônio mundial.

 

As gravações do cancioneiro continuam com o convite de jovens artistas e intérpretes de Guanacaste, como Karol Cabalceta, Malcolm Rojas, Chucho López; artistas de outras regiões do país, como Oscar Jiménez, Margarita Rodríguez, Berenice, Maf É Tulà, Nativa, Natalia Esquivel, Fabrizio Walker (cantor de “Infibeat”); os artistas nicaraguenses Carlos “Frijol” Guillén Mejía (cantor de “La Cuneta Son Machín”), Ludwing Gómez, Olguita Acuña e o artista colombiano Anyul Arévalo, entre outros.

 

O projeto é realizado por:

  • Anyul Arevalo. Licenciada, professora, percussionista, artista e pesquisadora da música popular de Abya Yala, formada pela Universidade Nacional de La Plata (UNLP), Argentina. Fundadora do projeto pedagógico, artístico e feminista Tocá el Tambó e codiretora, fundadora e professora do projeto Escuela de Música La Oropéndola, dedicado à música popular na Costa Rica.
  • Javier Alvarado. Filólogo, multi-instrumentista e pesquisador. Graduado e professor de Música Popular da Universidade Nacional de La Plata, Argentina.
  • Guadalupe Urbina. Artista, gerente cultural, cantora, intérprete, compositora, escritora e pesquisadora da Costa Rica. Recebeu o Prêmio Gaviota do Círculo de Bellas Artes de Madri por seu trabalho em narração oral. A Rádio França lhe concedeu o Prêmio América dos Descobrimentos, que recebeu no Senegal das mãos de Youssou N’Dour. Em 2019, recebeu o prêmio mais importante da Associação de Autores e Compositores de Música (ACAM), o prêmio Reca Mora. E em 2023 recebeu o prêmio de Canção do Ano com “La Cumbia de la Niña”, criada em conjunto com Tocá el Tambó e a Orquesta de las Selvas Tropicales.

Esse projeto conta com o apoio do Programa Ibermúsicas por meio de sua linha de ação “Ajuda ao setor musical em modadlidade virtual”, chamada 2023.

 

 

  • Março. Centro Cultural da Espanha na Costa Rica

 

https://guadalupeurbina.org