Belén Robledo do Chile inicia o seu Mestrado em Banda Sonora e Composição Audiovisual na ESMUC (Escuela Superior de Música de Catalunya)

A compositora chilena Belén Robledo viaja para Barcelona, Espanha para iniciar o seu mestrado em Trilha Sonora e Composição Audiovisual.

 

Belén Robledo é licenciada em Música, menção em Composição, pela Universidade Católica do Chile. Foi estudante de guitarra privada com os professores Juan Antonio Sánchez e Marcelo Troncoso. A sua carreira remonta a 2010, quando tinha apenas 14 anos, quando entrou para o Ballet Folclórico de Chile BAFOCHI, onde mergulhou na música popular do Chile e da América Latina, como guitarrista e cantora. Mais tarde, conheceu a música carnavalesca através da Escuela Carnavalera Chinchintirapié, como trompetista e depois como sua directora musical, para quem também escreveu arranjos musicais para bandas de rua. Mais tarde, entrou para a Universidade Católica do Chile para estudar composição musical.

 

Paralelamente aos seus estudos universitários, ligados inteiramente à música de tradição escrita e académica, trabalhou como musicista em vários grupos de música popular, podendo mergulhar em vários estilos musicais que alimentaram os seus conhecimentos e cultura musical ao longo dos anos. Em 2020 lançou o seu projecto a solo “Ro”, com o single “no nos dimos cuenta”, e está a preparar novos lançamentos para 2022.

 

Durante o ano 2021, paralelamente à conclusão dos seus estudos universitários, frequentou o curso de diploma “Arte na sua representação territorial” oferecido pela Universidade de Santiago do Chile e Balmaceda Arte Jovem, destinado à área da gestão cultural. No mesmo período fundou e presidiu à Corporación Cultural Callejera, uma instituição que procura divulgar e resgatar as artes e ofícios de rua e carnaval.