“Ars Nova Project” do México apresenta Community Music – Projeto de criação, improvisação e gravação musical na comunidade

O projeto consiste na realização de oficinas musicais que envolvam a comunidade da Unidade Residencial Lomas de Becerra II para que ela se envolva no processo de criação e interpretação musical. O Projeto Ars Nova foi beneficiário das “Ajudas ao sector musical para a programação ibero-americana ” do Ibermúsicas.

 

Nascido em 2019, o Projeto Ars Nova busca a criação, colaboração, reflexão e divulgação da música contemporânea. Fundado pelos jovens compositores Erick Garcés Ramírez, Onír García Cerda e Gabriel Ayala Román, o projeto busca criar um espaço fértil para a troca de ideias, conhecimentos e reflexões sobre o processo criativo que fomentem a criação de novas obras e projetos em conjunto com ensembles. , performers e criadores de outros ramos artísticos.

 

Em agosto de 2021, foi lançado o primeiro álbum do projeto intitulado “El sonido distante” (Série A) feito em colaboração com o Quarteto Heras da Cidade do México. O álbum traz três quartetos de cordas escritos pelos três membros fundadores do projeto. Um segundo e terceiro álbum no horizonte é o álbum Série B com o conjunto de percussão Q-sión, que tem sede em Monterrey, Nuevo León e que reúne a participação de nove compositores de diferentes escolas e latitudes do México e da Espanha.

 

Membros atuais: Erick Garcés Ramírez, Onír García Cerda, Gabriel Ayala Román, Eunice Shanti Pérez Solano, Sonia Rodríguez González, Adrián Bruno Jiménez, Rodolfo Rogel Morales, Sandra Lanuza Bardají e Jesús Bernal Cabello. Compositor convidado: Cristian Morales Ossio (1967).

 

15, 16, 22, 23, 29 y 30 de julio, Unidad Habitacional Lomas de Becerra II, Tercera Cerrada de Minas #146, Colonia Arvide, Alcaldía Álvaro Obregón, Ciudad de México