O grande encontro internacional da indústria musical vai realizar a sua décima primeira edição em Bilbau, de 25 a 28 de outubro, com os olhos postos na Europa. A sustentabilidade e a Inteligência Artificial serão os principais temas a debater na conferência BIME PRO.
O BIME, um espaço que nasceu há mais de dez anos com o espírito e o objetivo claro de trabalhar para o presente e o futuro da música e da cultura a nível internacional, anuncia a sua décima primeira edição, transformando a cidade na capital da música por mais um ano.
Depois de celebrar o seu décimo aniversário no ano passado e com uma segunda edição bem sucedida em Bogotá, o evento já se posicionou como um acontecimento imperdível na agenda cultural e económica internacional, que procura impulsionar o ecossistema em torno da música, reunindo todas as pessoas que trabalham diariamente neste sector em constante expansão, para continuar a construir o futuro em conjunto.
O programa completo e diversificado deste evento divide-se em duas secções principais: BIME PRO, o congresso dirigido ao público profissional, com 3 dias intensos de networking, palestras, masterclasses e workshops que terão lugar no Palácio Euskalduna de quarta a sexta-feira; e BIME LIVE, o programa que encherá as salas e palcos ao ar livre da cidade com música ao vivo, aberto ao público em geral, até sábado à noite.
O BIME volta a ser o epicentro do sector, reunindo profissionais da Europa e da América num diálogo necessário para reforçar as indústrias culturais e criativas de ambos os continentes, que são fundamentais para a construção de uma sociedade melhor. Através das suas diferentes actividades, procura respostas para os desafios que se colocam a este sector em constante mudança. Além disso, ao mesmo tempo que colabora com a internacionalização dos artistas, oferece ao público um extenso programa de música ao vivo, trazendo aos palcos da cidade as últimas tendências musicais de todo o mundo.
Três importantes cerimónias de entrega de prémios terão lugar durante a semana da BIME em Bilbau: os já reconhecidos FEST AWARDS, que este ano celebram também o seu 10. A segunda edição dos BIME EQUITY AWARDS, que foram criados pela Amazon Music para reconhecer o talento feminino e LGTBIQ+, premiando as pessoas que se destacam pela sua carreira e projeção futura, bem como pelo seu compromisso social. Além disso, serão apresentados pela primeira vez no BIME os finalistas dos MUSIC MOVES EUROPE AWARDS, um reconhecimento do talento emergente europeu que foi recebido por artistas como Mumford & Sons, Dua Lipa, Zaz, Queralt Lahoz ou Stromae e que procura promover os artistas com maior projeção na Europa, apoiando-os no desenvolvimento das suas carreiras internacionais.
A edição deste ano do BIME conta com o apoio do Ibermúsicas através das suas Ajudas à Programação.
De 25 a 28 de outubro, no Palácio Euskalduna, Bilbau, Espanha