Pelo segundo ano consecutivo, a representação brasileira no Ibermúsicas propôs-se reconhecer o mérito de iniciativas ou espaços que se têm dedicado, ao longo dos anos, à divulgação da música brasileira na região ibero-americana.
De entre as 57 propostas apresentadas de todo o mundo, o júri, composto por Rosana Lemos, Hudson Lima e Gian Fabra, escolheu como vencedores os seguintes:
Categoria A – Festivais de música: festivais, mostras e ciclos dedicados exclusivamente à divulgação da música brasileira ou que reservem um espaço significativo para a música brasileira em sua programação.
● Soma Cultura Asociación (Espanha)
● Roda Libre (Peru)
Categoria B – Casas: casas de espetáculos, salas de concerto, teatros, palcos, espaços musicais e centros culturais que realizam, com regularidade, espetáculos, concertos, oficinas e atividades de divulgação da música brasileira.
● Bar Bartô (Portugal)
● El Casarãozinho (Uruguai)
● Fundación Cultural Cayena (Colômbia)
● GEMAA Grupo de Estudios en Músicas y Artes Afrobrasileñas en Buenos Aires (Argentina)
As propostas foram selecionadas de acordo com o mérito do empreendimento, o alcance das realizações, os resultados obtidos e a continuidade.
Um dos objectivos deste concurso é mapear as diversas iniciativas que trabalham a música brasileira e a sua divulgação e investigação no território ibero-americano, para além das fronteiras do Brasil.