Este ano, a representação brasileira na Ibermúsicas se propôs a reconhecer o mérito de iniciativas ou espaços que foram dedicados, ao longo dos anos, à difusão da música brasileira na região ibero-americana.
Entre as 41 propostas apresentadas, o júri, composto por Eulicia Estevez, Fabiano Carneiro e Gian Fabra, escolheu as seis seguintes como vencedoras:
Categoria A – Festivais de música: festivais, shows e ciclos dedicados exclusivamente à divulgação da música brasileira ou que reservam um espaço significativo para a música brasileira em sua programação.
- Festival da Canção de Barcelona da Espanha
Categoria B – Casas: casas de espetáculos, salas de concertos, teatros, palcos, locais de música e centros culturais que se apresentam, regularmente, shows, concertos, oficinas e atividades para a divulgação da música brasileira.
- Sudaka Brasil da Argentina
- Cartelera Terreiro 2023 do Chile
- Volantin Bar, roda de choro, roda de samba, forró e capoeira do Chile
- Samambaia de Portugal
- Guayabos – A casa da música brasileira do Uruguai
As propostas foram selecionadas de acordo com o mérito do empreendimento, o escopo das realizações, os resultados obtidos e a continuidade.
Um dos objetivos desta competição era mapear as diversas iniciativas que trabalham com as músicas brasileiras e sua difusão e pesquisa no território ibero-americano, além das fronteiras do Brasil.