A violoncelista colombiana Adriana Roa Alfonso apresenta o resultado da sua estadia de especialização na Argentina com o Maestro Rafael Delgado

Ellas y su voz argentina é um projeto realizado por Adriana Roa Alfonso, no âmbito das Ajudas à  especialização e aperfeiçoamento artístico e técnico do sector musical do Programa Ibermúsicas, convocatória 2023.

 

Adriana Roa Alfonso viajou para a cidade de Buenos Aires, Argentina, com o objetivo de alcançar o nível interpretativo e musical no violoncelo, com ênfase na música popular argentina, necessário para a produção de música que acompanha a poesia recitada no espetáculo em que está a trabalhar. No seu país, encenou o espetáculo “Ellas y su voz colombiana”, sobre os seus próprios poemas acerca da biografia de mulheres relevantes para a história da Colômbia. O seu trabalho na Argentina culminará com a encenação de um novo espetáculo intitulado “Ellas y su voz argentina”, agora sobre a vida das mulheres argentinas. O objetivo é criar um espetáculo temático com poemas sobre mulheres importantes na história da Argentina, especialmente aquelas que se destacaram como referência na luta pela igualdade de gênero.

 

Em sua busca, ela se dirigiu diretamente a uma das mais importantes referências na interpretação do violoncelo popular na América Latina: o violoncelista, professor e pesquisador Rafael Delgado. Através deste encontro, Adriana Roa procura desenvolver competências musicais e interpretativas dos ritmos folclóricos argentinos, através da aprendizagem de técnicas específicas e difundidas no violoncelo popular, tais como golpes de arco, percussões e acompanhamentos harmônicos especializados.

 

Como amostra final dos resultados, será realizado um recital como concerto didático, de entrada livre e aberto ao público, interpretando alguns temas onde são exploradas as técnicas alargadas aplicadas ao violoncelo popular. Além disso, durante o evento, será realizada uma palestra partilhando o processo de aprendizagem, destacando as virtudes e dificuldades encontradas no decorrer do curso. Esta amostra dos resultados do curso intensivo será um recital com poemas sobre mulheres argentinas musicados em huayno, chacarera e zamba, acompanhando a poesia como expressão de amor, desamor, feminismo e mudança social, com fragmentos melódicos em violoncelo tocados ao vivo, apoiados por processos e efeitos digitais e analógicos criando loops e atmosferas para acompanhar os poemas.

 

Ao mesmo tempo, Adriana Roa dará um workshop virtual para violoncelistas, no qual partilhará alguns dos conhecimentos adquiridos neste trabalho de especialização.

 

  • 18 de julho, 20h30, Escénico 420, Av. Callao 420, Cidade de Buenos Aires, Argentina
  • 23, 24 e 25 de julho, workshop virtual, 18h da Colômbia, 20h da Argentina. Inscrições em: https://forms.gle/iZMmhjNk4Bz4n4Mr6