A proposta do Mariachi Antiguo de Acatic chega do México com múltiplas actividades presenciais e virtuais

Mariachi Antiguo de Acatic dedica-se há 30 anos ao resgate do repertório de música tradicional dos Altos de Jalisco, que pouco tem a ver com os repertórios dos mariachi mais comerciais. Como resultado deste esforço, Javier López, líder do Mariachi Antiguo de Acatic, recuperou mais de 100 canções nativas da região.  Este projeto junta-se aos esforços de preservação e divulgação dos notáveis achados deste arquivo.

 

Por sua vez, a Tecuexe Band surge da colaboração entre o Mariachi Antiguo de Acatic e o produtor, artista e designer de som Lumen Lab, criando uma sonoridade acusmática que resulta da hibridação do uso de instrumentos pré-hispânicos e tradicionais, das sonoridades do mariachi antigo e da eletrónica de vanguarda, das paisagens sonoras e dos processos contemporâneos. Define-se como um conjunto de mariachi acusmático. Juntos, o velho professor e salvador da música Javier López, a mente de Diego Martínez (Lumen Lab) e os jovens membros do Mariachi Antiguo de Acatic, geram timbres, atmosferas e ritmos envolventes. Uma história de Jalisco até agora desconhecida.

 

Este projeto propõe um ciclo de dois concertos e uma oficina de fabrico de instrumentos tradicionais, ambos virtuais, com o Mariachi Antiguo de Acatic e a Banda Tecuexe. Os concertos realizar-se-ão no Museu Raúl Anguiano, no município de Guadalajara, Jalisco, e apresentarão repertório do Mariachi Antiguo de Acatic e da Banda Tecuexe.

 

A oficina e o concerto serão transmitidos em tempo real como um evento do festival Circulart, realizado na cidade de Medellín, Colômbia; ambos os eventos fazem parte das atividades paralelas da exposição Barro con Chía, do artista Diego Martínez, que terá lugar no Museo Raúl Anguiano.

 

Também será apresentada uma série documental sobre o Mariachi Alteño e as suas tradições musicais e de dança. A docu serie foi realizada pelo diretor e fotógrafo Pascual Aldana e pelo produtor Daniel Aldana da Documentalia MX (www.documentaliamx.com). O documentário foi iniciado para mostrar os resultados do Programa de Acções Multilingues e Comunitárias (PACMyC) do Ministério da Cultura mexicano, que visa desenvolver a cultura das comunidades e municípios, estimulando a participação local.

 

Haverá também uma conversa e uma projeção dos documentários no Museu Raúl Anguiano, que também será transmitida online. Os vídeos estarão disponíveis nas redes da Circulart durante todo o festival. Durante o workshop, Javier López, diretor do Mariachi Antiguo de Acatic, ensinará os participantes a conceber um instrumento tradicional utilizado no repertório da música tradicional dos Altos de Jalisco. Neste caso, os participantes farão uma tambora.

 

Este projeto é possível graças ao apoio do Ibermúsicas através da sua convocatória “Ayudas al Sector Musical en Modalidad Virtual” edital 2022.

 

 

  • Exposição Barro con Chía no Museu Raúl Anguiano – Guadalajara, México: de 30 de setembro a 12 de novembro
  • Evento Ibermúsicas/Circulart com workshop e concerto em tempo real: 28 de outubro
  • Exposição de vídeos documentais e de concertos durante o Festival Circulart: 8-11 de novembro

 

https://www.produccionesboreal.com/

https://circulart.org/2023/

http://sic.gob.mx/ficha.php?table=museo&table_id=306