O intercâmbio entre a Orquestra Juvenil de Pamplona e a Academia Sinfonietta consiste em dois projectos sinfónicos: um na Colômbia e outro em Espanha, com a troca dos maestros de cada orquestra e de um pequeno grupo de músicos que viajarão entre os dois países. Em cada país serão realizados dois concertos com programas diferentes, incluindo obras de compositores latino-americanos e ibéricos.
Estes dois programas incluirão ensaios e a criação de material promocional para que a proposta chegue ao público em geral, mas especialmente ao público jovem.
Esta parte do projeto refere-se aos concertos na Colômbia para os quais os músicos da Orquestra Juvenil de Pamplona foram convidados a colaborar com a orquestra Sinfonietta Academy de Bogotá.
A Orquestra Juvenil de Pamplona é uma orquestra formada e auto-gerida por jovens artistas de Navarra e arredores. A sua fundadora, Mirari Etxeberria, iniciou este projeto em 2017, quando tinha apenas 20 anos de idade, com o objetivo de se introduzir na direção de orquestra. Atualmente, a orquestra conta com mais de 65 membros, estudantes de estudos musicais de alto nível pertencentes a diferentes especialidades, como performance, composição, musicologia e pedagogia. Trata-se de um projeto que visa aproximar os jovens músicos do mundo do trabalho, uma vez que uma das oportunidades profissionais mais desejadas por estes é fazer parte de grandes orquestras.
A Academia Sinfonietta de Bogotá procura aproveitar as diferentes possibilidades da música através da formação especializada e profissional, da melhoria da saúde, da música como agente de transformação para a mudança social, do ensino da música, da investigação e da preservação da música como património, entre outras, para o que trabalha em cinco linhas de ação: educação, performance, música comunitária, musicoterapia e investigação.
A atuação de La Joven Orquesta de Pamplona em Bogotá é possível graças ao apoio do Programa Ibermúsicas.
- Sexta-feira, 23 de agosto: Concerto no Auditório León de Greiff, Bogotá, Colômbia.