O Pumpumyachkan tinkuy é um tempo e um espaço de encontro e reencontro em território andino, dedicado à pesquisa, divulgação, produção e transferência de conhecimentos, saberes e experiências em criação musical, sonora e audiovisual. Seu foco são as tecnologias e as comunidades que as praticam e desenvolvem, reunindo pessoas, coletivos e projetos que, por meio da experimentação dessas ferramentas, exploram temas relacionados a seus próprios territórios, à memória e às crises contemporâneas.
O Tinkuy também se propõe a prestar atenção ao impacto dessas ferramentas em seus próprios corpos e territórios, seus vínculos com as tecnologias locais, o uso e o desenvolvimento de tecnologias livres e os sentimentos e emoções que surgem quando as pessoas se encontram para compartilhar essas questões.
Este Encontro busca reunir disciplinas e estimular reflexões sobre a Música Contemporânea, o som além dela, a tecnologia como ponte de conhecimento e a cultura livre como estratégia de sustentabilidade e desenvolvimento. A cultura livre desempenha um papel fundamental, pois promove processos abertos de exploração criativa e conecta mundos que são tão diversos quanto complementares, apoiando valores como colaboração, construção de comunidades e respeito à diversidade.
Nesse contexto, e graças ao apoio do Ibermúsicas, serão apresentados os workshops “Oficina sobre experimentação e desenvolvimento de circuitos de música eletrônica” e “Sistemas modulares, sintetizadores analógicos e digitais”, facilitados pelo Circuito Sonoro Lab, e a oficina “Resistência e conectividade: processo de criação da Performance Sonora Resistires”, de Cristina Collazos.
O Circuito Sonoro Lab é um projeto colombiano pioneiro e colaborativo criado por Ximena Delat e Laura Katic, ambas com mais de 15 anos de experiência no campo da música, design de som e luteria eletrônica. Ximena Delat, conhecida por ter construído o primeiro sintetizador modular colombiano, traz sua experiência na criação de máquinas sonoras e projetos artísticos, enquanto Laura Katic, como designer de som e produtora musical, enriquece o laboratório com seu conhecimento na produção e exploração de novas ferramentas sonoras. Ambas são membros da dupla Caperooza, que também fará um show no contexto do encontro.
Cristina Collazos é uma artista boliviana que, por meio de experimentos tecnológicos e materiais, reflete sobre novas visões, percepções e relações humanas com o planeta, seus elementos e habitantes. Sua produção sonora se concentra na experimentação com diferentes dispositivos eletrônicos analógicos DIY, coleções de sons e materiais de diferentes lugares do território. Ela está interessada em refletir sobre as técnicas e sistemas intrínsecos à existência das espécies que habitam o planeta, em relação à tecnologia contemporânea. Ela também fará um concerto no contexto do encontro.
Pumpumyachkan tinkuy é um projeto vencedor da chamda 2024 do Programa Ibermúsicas em sua linha de “Apoio à programação musical”.
- 7-12 de abril: Pumpumyachkan wasichay, Ayllupampa baja, Urubamba, Cusco, Peru.
- Mais informações em: https://asimtria.org/pumpum