A musicóloga espanhola Sakira Ventura apresenta a sua obra “Mapa das criadoras da história da música: mundos sonoros por descobrir”

“Mapa das criadoras da história da música: mundos sonoros por descobrir” é uma digressão académica ibero-americana pelo Chile, México e Costa Rica.

 

Sakira Ventura, desenvolveu em 2020 um projeto em que dá nome, rosto e voz a todas as mulheres que em tempos passados (e também nos dias de hoje) lutaram e lutam para serem igualmente reconhecidas no campo da composição musical: um mapa interativo que reúne mulheres criadoras de música académica de todos os tempos e distribuídas por todo o mundo.

 

Esta ferramenta está em constante atualização e pretende servir de ponto de partida para a recuperação, inclusão e divulgação de repertório criado por mulheres que foi esquecido e desvalorizado durante tantos séculos. Este projeto inclui mais de 650 mulheres compositoras, das quais mais de 200 são da América Latina.

 

O Mapa das Mulheres Compositoras na História da Música apresenta uma lista de compositoras por ordem alfabética, juntamente com uma experiência interactiva em que se pode dar a cara por estas autoras, conhecer a sua vida e obra, navegar pelos seus sítios web, ouvir um exemplo das suas composições e ter a opção de partilhar os seus perfis nas redes sociais. Desde que este projeto nasceu, tem sido utilizado em centros educativos de todo o mundo com o objetivo de proporcionar uma educação igualitária aos alunos.

 

O principal objetivo que Sakira Ventura se propôs alcançar com este projeto é sensibilizar para a importância de conhecer a história completa da História da Música. Isto significa conhecer o maior número possível de figuras que desempenharam (e ainda desempenham) um papel no desenvolvimento da arte musical, e não apenas a perspetiva enviesada que a historiografia nos tem dado ao longo dos séculos.

 

A arte é um espaço disciplinar onde o preconceito de gênero aparece de forma mais marcada do que noutras disciplinas, razão pela qual o projeto “Mapa de Criadoras na História da Música: mundos sonoros por descobrir” terá um impacto decisivo numa verdadeira mudança no âmbito académico-musical. Uma mudança que criará uma consciência crítica e encorajará a reflexão sobre as omissões que nos levam a ver a História da Música de uma forma enviesada, excluindo 50% da população

 

  • 4 de julho, 16h: Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile
  • 8 a 11 de julho, 10h: Curso de formação em extensão, Casa Central da Universidade do Chile, Santiago do Chile
  • 19 de julho, 12h: Conferência na Universidad de Concepción, Chile
  • 26 de julho, 12h: Palestra na Biblioteca Nacional do Chile, Santiago do Chile
  • 16 de agosto, 12h: Seminário na Sala Audiovisual, FaM UNAM da Universidade Nacional Autónoma do México, CDMX, México
  • 20 a 22 de agosto, 16h: Seminário no Sistema Nacional de Educación Musical. Parque La Libertad, San José, Costa Rica