A musicóloga, dramaturgista e diretora de ópera Ligiana Costa passará 40 dias trabalhando junto à dramaturgista Agnés Terrier, responsável pelo dramaturgismo da importante Opéra Comique de Paris. Neste período, Ligiana participará com uma apresentação da conferência Prima de parole dentro da mesma instituição nos dias 12 e 13 de fevereiro.
Ligiana Costa é graduada em canto lírico pela Universidade de Brasília, com especialização em canto barroco pelo Conservatório Real de Haia (Holanda). Possui mestrado em Filologia Musical pela Faculdade de Musicologia de Cremona (Itália) e doutorado em musicologia pela Universidade de Tours (França) e pela Universidade de Milão, com uma tese sobre ópera barroca italiana.
Publicou livros de musicologia pela Editora da UNESP e em 2017, concluiu um pós-doutorado na USP, cujo resultado, o livro “O Corego”, foi lançado pela Edusp e premiado pelo Prêmio Flaiano (Itália) e pelo Prêmio Jabuti em 2018.
Atua como dramaturgista junto a encenadores como Lisenka Heijboer Castañón, Carla Camurati, Pedro Salazar, William Pereira e Cibele Forjaz. Em 2024 estreou como criadora e diretora do espetáculo operístico Grão da Voz, com o sopranista Bruno de Sá, no Theatro São Pedro em São Paulo. Além disso, Ligiana é cantora e compositora, sendo seu trabalho mais recente “Sá, um oratório para a Terra”.
O projeto de Ligiana Costa foi selecionado na chamada 2024 do Programa Ibermúsicas na linha “Apoio a artistas e pesquisadores para residências”.
- De 11 de fevereiro a 17 de março na Opéra Comique de Paris