A musicista chilena Constanza García inicia o seu curso de especialização em criação e performance contemporânea em Estocolmo, Suécia, juntamente com a professora espanhola Hara Alonso

Neste curso de especialização em Estocolmo, Constanza García trabalhará intensamente o uso das novas tecnologias e a sua aplicação no campo da interpretação e da criação performativa, tendo como base sonora os instrumentos que têm feito parte da carreira da intérprete, como a flauta transversal, os aerofones latino-americanos e a percussão afro-latino-americana.

 

O programa de estudos é composto por seis cursos centrados na aprendizagem de técnicas de gravação, produção e edição musical, programação musical, síntese sonora, teoria e estética, e abordagens interdisciplinares à criação.

 

Hara Alonso ensina programação musical, improvisação e composição na Academia Real de Música de Estocolmo. O curso termina com um concerto/performance em Estocolmo.

 

Em 2011 Constanza García ingressou na carreira de Interpretação Musical mencionando Flauta no Instituto de Música da Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, com o maestro Alejandro Lavanderos. Por outro lado, entre 2009 e 2014 teve aulas de aerofones andinos, percussão afro-latino-americana e master classes com músicos de renome como o flautista francês Pierre-Yves Artaud e a percussionista cubana Brenda Navarrete, entre outros. Participou dos encontros de flautas de jovens flautistas da V região como aluna e posteriormente como monitora e do III e IV Festival de Flautas do Mundo em Mendoza, Argentina (2011 e 2012), Festival Internacional Berlioz-França 2014 com o Antara Ensemble, Turnê Europa Orquesta Andina 2016, Turnê Ensamble Antara Inglaterra-França 2016, Prêmio Pulsar 2017 categoria melhor artista de música de raiz com a Orquesta Andina e Turnê “Freund Stein” com o Ensamble F(r)actura. O seu trabalho mais recente é a performance interdisciplinar “Psique”, que criou como compositora e intérprete. “Psique” foi estreada no Chile (2022) e nos Estados Unidos (2023).

 

Este ciclo de estudos de Constanza García é possível graças ao apoio do Ibermúsicas através das suas Ajudas para especialização, convocatória 2023.

 

  • De 5 de agosto a 27 de setembro, Estocolmo, Suécia