Formada por músicos de Cádiz, na Espanha, com diferentes formações profissionais, a música de La Banda Morisca é uma convergência de raízes e música tradicional com o desejo de vivenciar e evocar a herança cultural da antiga Al-Andalus e o legado que ela deixou na música executada hoje na Andaluzia, no Magrebe e no Oriente Médio.
Inspirado por essa herança andaluza e pelo cânone folclórico das baladas, o sexteto desenvolveu uma visão criativa e única de um repertório que combina as tradições do Mediterrâneo oriental e ocidental com o espírito do flamenco e do rock andaluz.
A Banda Morisca lançou seu álbum de estreia homônimo em 2013. Ele foi seguido por Algarabya em 2016 e Gitana Mora em 2020. Entre 2016 e 2019, a banda se apresentou em alguns dos festivais e locais mais importantes do mundo, incluindo o SXSW, o New York Flamenco Festival, o Arab World Festival em Montreal, o Small World Music Center em Toronto, o New England Conservatory em Boston, a Old Town School of Folk Music em Chicago, o Miami Dade College, o Miami Flamenco Festival, o Festival de Músicas del Mundo em Havana, Festival Internacional de Merzouga, L’Institut du Monde Arabe de Paris, Festival des Musiques Métisses de Angoulême, Pavilhão Espanhol na Exposição Universal de Astana 2017, Festival Sharq Taronalari em Samarkand, onde receberam o Prêmio do Júri do Festival, WOMEX 2017 em Katowice, Fira Mediterrania, Festival de Krems e Festival Sziget em Budapeste.
La Banda Morisca foi vencedora do programa Ibermúsicas de Subsídios para Circulação nos EUA, em colaboração com a Mid Atlantic Arts.
- Sexta-feira, 3 de novembro, 19:30h: Weis Center Concert Hall, Lewisburg, Pensilvânia, EUA
- Sábado, 4 de novembro, 20h: XIX Fuego Flamenco Festival, Gala Hispoanic Theatre, Washington DC, EUA
- Domingo, 5 de novembro, 14h: XIX Fuego Flamenco Festival, Gala Hispoanic Theatre, Washington DC, EUA