A Fundación ProMúsica Paraguai anuncia que estão abertas as inscrições para o “Seminário Internacional de Interpretação de Música de Câmara”

Com a intenção de gerar um espaço de alta formação para os intérpretes de música de câmara, a Fundação ProMúsica Paraguai, juntamente com a Universidade Nacional de Rosário (Argentina) e o seu Mestrado em Interpretação de Música de Câmara, organizam o “Seminário Internacional de Interpretação de Música de Câmara” para o primeiro Mestrado em música no Paraguai.

 

Esta iniciativa faz parte do convênio-quadro entre a Fundación ProMúsica Paraguai e o Departamento de Pós-Graduação da Faculdade de Humanidades e Artes (Fhumyar) da Universidade Nacional de Rosário, Argentina (UNR).

 

A actividade apresenta-se como um curso de especialização de dois dias no Teatro de las Américas do CCPA (Centro Cultural Paraguayo Americano), no dia 14 de Julho de 2023 das 13 às 20 horas e na Sala Rolando Rasmussen do ICPA-GZ (Instituto Cultural Paraguayo Alemán – Goethe Zentrum), no sábado 15 de Julho das 14 às 20 horas.

 

O seminário é gratuito e destina-se a músicos e cantores residentes no Paraguai que estejam interessados em aprofundar os seus conhecimentos sobre técnicas e ferramentas para otimizar o seu desempenho.

 

Serão apresentados grupos instrumentais (formados por dois ou mais integrantes) e toda a atividade contempla um intenso trabalho de produção em grupo e interpretação individual de cada um dos integrantes.

 

O repertório fica a cargo dos candidatos e o conteúdo das aulas abrange sobretudo os problemas do conjunto a partir da partitura, sua importância textural, organização, ferramentas e recursos nos ensaios, resolução de objetivos interpretativos, etc.

 

O Maestro Fernando Pérez é o responsável pelo seminário central do programa de mestrado e será o responsável direto pela Master Class em Performance de Música de Câmara no Paraguai.

 

Fernando Pérez é um dos músicos mais ativos e prestigiados da Argentina. A sua versatilidade interpretativa torna-o detentor de um repertório muito vasto que vai desde obras clássicas até às vanguardas contemporâneas, seja em música para piano solo, com orquestra ou em diferentes conjuntos de câmara instrumentais e vocais. Desenvolve uma ampla atividade como pedagogo, sendo responsável pela formação de vários jovens pianistas e músicos de câmara, alguns dos quais obtiveram prestigiosos prémios em concertos, bolsas de estudo e concursos internacionais.

 

A Fundação ProMúsica Paraguaia recebeu uma subvenção de Ibermúsicas na linha de “Ajudas à especialização e ao aperfeiçoamento artístico e técnico do setor musical”.

 

 

Informações e inscrições em: promusicaparaguay@gmail.com