A fadista portuguesa Helena Sarmento leva seu espectáculo “Tanto Mar” para Rio de Janeiro e Buenos Aires

Helena Sarmento leva o melhor da música portuguesa do Porto para o Brasil e a Argentina. Os seus dois primeiros álbuns “Fado Azul” e “Fado dos dias assim” foram lançados pela prestigiada editora Sunset France. Depois de “Lonjura”, o seu terceiro álbum, lançou “Liberdade, liberdade!”, um EP com canções do grande cantor e compositor português Zeca Afonso.

 

Para além de ter actuado nos palcos mais importantes do seu país, Helena Sarmento já actuou na Alemanha, França, Espanha e Brasil.

 

No Rio de Janeiro, fará um espetáculo acompanhada por grandes músicos brasileiros e dias depois atuará pela primeira vez em Buenos Aires partilhando um concerto com Karina Beorlegui, cantora argentina que há muitos anos trabalha na construção de pontes entre o tango e o fado.

 

Durante a sua estadia no Rio de Janeiro, gravará parte do seu quinto álbum de estúdio, com a participação de Pedro Aragão (bandolim brasileiro), Marlon Júlio (violão de 6 e 7 cordas), Pedro Aune (contrabaixo), Marcus Thadeu (percussão) e a participação especial de Nina Wirtti (voz). Uma vez regressada ao Porto, concluirá a gravação lá, com guitarra portuguesa. Gravará também 2 temas ao piano, acompanhada por Carlos Fuchs.

 

A imprensa especializada tem-se pronunciado sobre a obra de Helena Sarmento:

 

“Ouvimos fados tradicionais, cantados já por tanta gente, mas temos a sensação de eles estarem a ser reinventados, temos a sensação do novo.” (Rui Vieira Nery)

 

“Discreta, secreta, ela encetou a sua afirmação fora das correntes dominantes, norteada por uma exigência, uma lucidez inamovíveis.” (Fernando DaCosta)

 

“Helena Sarmento traz a verdade no canto. A voz é o chão do poema em permanente movimento.” (Davide Pinheiro)

 

“Livre de dogmas, com Helena Sarmento o fado bebe da tradição mas a ela não se verga, porque Fado é vida, é destino mas não sentença”. (Andreia Gouveia)

 

Esta digressão de Helena Sarmiento é apoiada pelo Programa Ibermúsicas através das suas Ajudas à Circulação, chamada 2022.

 

  • Quinta-feira 7 de dezembro, 19h: Casa do Choro, Rua da Carioca 38, Rio de Janeiro, Brasil
  • Sábado, 9 de dezembro, 21h: Concerto com Karina Beorlegui no Cambalache Club Social, Defensa 1179, San Telmo, Buenos Aires, Argentina