Modulatus: “melodioso, harmonioso, modulação, canto”. A palavra do latim surge na busca musical a que este duo, composto pela cantora portuguesa Laura Rui e o guitarrista brasileiro Iury Matias, se propõe nas
suas performances. Sob um contexto de carácter criativo e improvisatório, surge um diálogo entre a música brasileira, portuguesa e o jazz, onde o ritmo e sonoridades do mundo adquirem um papel central na concepção dos arranjos e releituras do repertório escolhido pelo duo.
Nesta escolha de temas musicais de outros compositores o duo observa e absorve o original, fazendo sempre uma nova leitura onde as suas referências musicais possam ecoar sobre aquele tema que os apaixonou inicialmente.
Para além desta perspectiva, Modulatus Project é igualmente um laboratório de composições originais onde a experimentação e a espontaneidade não conhecem limites. No momento o duo tem apostado cada vez mais (e afincadamente) nesta segunda vertente, procurando mostrar a sua música em que a vida, o mar, a terra e o tempo tomam papel central na letra e na própria melodia.
Neste campo surgem temas originais com experimentações em loop station, permitindo um trabalho de exploração rítmica, harmônica, melódica, entre experimentações tímbricas tanto na guitarra como na voz, com espaço para o surgimento de improvisações de ambos os músicos, o que permitirá uma total espontaneidade em cada concerto.
A dupla lançou recentemente o seu primeiro álbum “Modulatus”, com o qual pretendem oferecer e compartilhar a sua génese musical.
A presente digressão de Modulatus conta com o apoio do Programa Ibermúsicas. Modulatus foi vencedor dos editais 2023 do Programa.
- 24 de agosto, 21h: sítio Canafístula
- 29 de agosto, 20h: auditório da Escola Estadual de Música Possidônio Queiroz