A dupla chilena formada pelas irmãs Daniela e Yorka Pastenes viaja até ao México para participar nas sessões de composição de Warner Chappel

Yorka é um duo vocal formado pelas irmãs Pastenes de Santiago do Chile. O seu estilo original funde pop, folk, música latina e rock. São as actuais vencedoras da gaivota de prata no concurso internacional do Festival de Viña del Mar 2023. Desde a sua estreia em 2015, conseguiram consolidar-se na cena musical chilena e latino-americana, visitando os Estados Unidos, México, Brasil, Peru, Colômbia e Argentina, fazendo parte do line up de feiras e festivais internacionais como SXSW, BIME, Vive Latino, SIM São Paulo e Lollapalooza. As suas letras têm uma mensagem de inclusão e diversidade que gerou um impacto no seu público, tornando-as uma referência para as novas gerações de mulheres e artistas.

 

Seu último álbum Chao foi produzido pelo renomado produtor chileno Cristián Heyne e ganhou o prêmio de Disco do Ano no Prêmio Pulsar 2023 e o de Canção do Ano no Prêmio Pulsar 2022.

 

As sessões de escrita de canções de Warner Chappel são actividades que promovem a criação de canções e, ao mesmo tempo, a co-escrita entre artistas de diferentes áreas geográficas. Neste caso, a ideia é promover o intercâmbio cultural entre Santiago do Chile e a Cidade do México, programando sessões de trabalho entre diferentes autores e produtores da cidade. Estas sessões incluem o registo fonográfico de demos que servirão de base ao novo álbum de Yorka. Por outro lado, a estadia da dupla será enriquecida com showcases privados e imprensa local.

 

A residência de Yorka nas sessões de composição da Warner Chappel é apoiada pelo Programa Ibermúsicas através da linha de Ajudas ao Sector Musical para Residências Artísticas, convocatória 2023.