No dia 21 de maio, no Palácio do Conde de Penafiel, em Lisboa, sede da CPLP (Comunidade dos países de língua portuguesa), no marco das atividades comemorativas do 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa, foi realizada a assinatura do acordo entre o Programa Ibermúsicas e a CPLP.
Participaram do ato Zacarias Albano da Costa, Secretário Executivo da CPLP; Eulícia Esteves, Presidenta do Programa Ibermúsicas e Diretora de Música da Funarte, órgão que representa o Brasil no Programa e Américo Rodrigues, Director Geral das Artes pela DGARTES de Portugal.
Depois foi feita uma conferência pública entre João Ima-Panzo, Diretor de Ação Cultural e Língua Portuguesa do SECPLP, Eulícia Esteves, Américo Rodrigues e os artistas convidados: Miroca Paris de Cabo Verde e Karyna Gomes da Guiné-Bissau.
O artista convidado e a artista convidada, ambos vencedores do Programa Ibermúsicas, realizaram apresentações musicais no marco do evento.
Esta colaboração entre Ibermúsicas e a CPLP marca o início da criação de muitas oportunidades novas para os músicos dos países de língua portuguesa. A primeira proposta decorrente deste acordo é uma convocatória do Ibermúsicas para artistas dos países da CPLP.
Música, cultura, língua e cooperação são conceitos que nos unem profundamente. O Programa Ibermúsicas, por meio do Projeto Especial conjunto entre a DGArtes (Direção Geral das Artes) do Ministério da Cultura de Portugal, a FUNARTE (Fundação Nacional de Artes) do Brasil e a CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa), propõe uma convocatória com o objetivo de destacar os laços de união que emergem da diversidade musical dos países de língua oficial portuguesa.
O objetivo desta proposta é construir pontes de cultura e cooperação entre a América Latina, a Europa, a África e o Sudeste Asiático, conferindo-lhe um caráter multilateral e pluricontinental que reduza as distâncias físicas entre os países que têm a língua portuguesa como patrimônio cultural.
Artistas musicais, pesquisadores, compositores e outros agentes culturais ligados à música de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste são convidados a participar com propostas de cooperação cultural nas categorias apresentadas nos termos e condições da convocatória.