Epitáfio foi realizada por encomenda do grupo instrumental espanhol Taller Sonoro, por ocasião do seu vigésimo aniversário e será estreada em novembro de 2021 em Sevilha. A obra explora as habilidades dos músicos e seus instrumentos que são realçados através da transformação de processos de granulação e filtros que reforçam diferentes áreas do espectro sonoro harmônico em diversos momentos da obra.
Além da espacialização quadrafónica, a partitura inclui também o movimento acústico dentro e fora do cenário dos instrumentos de alentos, como metáfora poética aos tempos difíceis pelos quais temos passado. A obra foi possível graças ao apoio do Programa Ibermúsicas, o Sistema Nacional de Criadores de arte da Secretaria de Cultura (México) e a Fundação Siemens.
A parte tecnológica foi realizada em colaboração com Thomas Hummel do Heinrich Ströbel Experimentalstudio do SWR de Friburgo e a espaçamento em colaboração com Javier Campana.
Nascida em Tehuacán, Puebla (México), Hilda Paredes reside em Londres há várias décadas, tendo-se estabelecido firmemente em nível internacional como uma das compositoras mais importantes de sua geração. A qualidade do seu trabalho, que é marcado pela intensidade da relação entre o tempo, a força dramática e a aproximação poética, valeu-lhe o reconhecimento da crítica internacional. Foi galardoada com importantes reconhecimentos internacionais, como o Rockefeller, o Fund for Culture Mexico/USA, o Sistema Nacional de Criadores ou o PRS for Music Foundation. Com este concerto, reforça-se a colaboração surgida entre a compositora Hilda Paredes e o ensemble Oficina Sonora graças à nomeação como professora do Curso de Análise e Composição «Cátedra Manuel de Falla 2019».
Oficina sonora é composta por Jesús Sánchez Valladares, flauta; Camilo Irizo, clarinete; Miguel Romero, saxofone; J. Baldomero Llorens, percussão; Ignacio Torner, piano; Alejandro Tuñón, violino; Mª del Carmen Coronado, violoncelo e Javier Campaña, eletrônica;
“Epitáfio foi escrito em memória de minha mãe que faleceu na Cidade do México no início de 2021, muito longe de mim e com a impossibilidade de viajar nos tempos do Covid, quis conceder este tributo a uma mulher excepcional”.
Sábado 20 de novembro 20:00 hs. Turina espaço. Sala Silvio. Pl. de S. Francisco, 19, Sevilha, Espanha