Compositora, guitarrista, cantora e professora nascida na cidade de La Plata, Buenos Aires, Argentina. Membro do FADEC (Foro Argentino de Compositoras) e da AAC (Asociación Argentina de Compositores). Arranjadora da OFRN (Orq. Filarmónica de Río Negro). Formado em violão clássico no Conservatório de Música Gilardo Gilardi e no Bachillerato de Bellas Artes da cidade de La Plata, graduando-se como instrumentista. Professora de Composição Musical formada pela Faculdade de Belas Artes (Universidade Nacional de La Plata).
É uma das compositoras emergentes mais promissoras da Argentina e da América Latina. A sua estética reúne linguagens tradicionais e contemporâneas com um olhar que combina a música académica (romantismo, impressionismo e contemporâneo) com nuances e evocações de jazz, tango e raízes folclóricas. Há nas suas composições uma busca permanente de autenticidade e intensidade e um enorme compromisso com a mensagem que a obra traz para a comunidade.
Escreveu peças a solo, música de câmara, obras sinfónicas, corais e operáticas, ciclos de canções e música original encomendada. As suas obras são encomendadas por prestigiadas orquestras da Argentina, entre as quais a Orquestra Filarmónica de Rio Negro e a Orquestra de Música Argentina “Juan de Dios Filiberto”.
Recebeu o Primeiro Prémio “Compositoras Iberoamericanas 2020” da Iberorquestas pela sua obra sinfónico-coral “Kushe Papai” em homenagem às avós da comunidade Mapuche, prémio atribuído pelo Ministro da Cultura da Nação Tristán Bauer.
Desde 2020 é membro de “Almasonora” juntamente com a harpista Mara Diniello, um projeto de colaboração entre compositor e intérprete com o qual desenvolve repertório para a harpa argentina em todos os seus formatos (solista, câmara e concertante).
Com quase 30 anos de experiência no ensino da música em diferentes níveis, lecciona na Escola Superior de Música de Neuquén há 13 anos nas disciplinas de Projectos de Composição Musical, Elementos de Análise Musical, Orquestração e Arranjos Vocais. Ministrou Master Classes de Composição em importantes instituições, entre elas a Universidade Nacional das Artes nos seus projectos de extensão universitária, os Cursos Internacionais de Pós-graduação CUPIIA, a Semana da Harpa em Buenos Aires e o Festival Internacional de Occitanie (França). Ministra constantemente oficinas profissionalizantes de Canto Coletivo e Composição de Canto desde o seu início como professora.
Esta residência de María Suárez em Espanha é possível graças ao apoio do Programa Ibermúsicas.
- 23 de setembro, 19h: conferência musicalizada sobre música de ida e volta: uma hibridização inclusiva na Sede Universitária da Cidade de Alicante, Espanha
- 30 de setembro, 12h: Master Class sobre técnicas instrumentais no Museu de Música Étnica de Busot, Espanha
- De 7 a 28 de outubro, das 17h às 19h: oficinas coletivas de canto e composição no Edifício de Ciências Sociais da Universidade de Alicante, Espanha
- De 4 a 18 de novembro, 12h: adaptação de orgânico orquestral para instrumentos nativos: oficina de performance e concerto de prática educativa no Museu de Música Étnica de Busot, Espanha
- Dia 25 de novembro, 18h00: Conversa: “A música como facto social”, no Edifício de Ciências Sociais da Universidade de Alicante, Espanha
- De 2 a 9 de dezembro, das 17h às 19h: adaptação de orgânico orquestral para instrumentos nativos no Museu Universitário de Alicante, Espanha
- 16 de dezembro, 18h: concerto solidário de Natal na Sede Universitária da Cidade de Alicante, Espanha
- 6 de janeiro oficina de canto coletivo no Instituto de Estudos Sociais da América Latina da Universidade de Alicante, Espanha