Monise Borges está prestes a lançar o seu novo álbum intitulado “Punaré”. Este trabalho musical mergulha na ascendência indígena da artista, revelando as profundezas de sua ancestralidade por meio das águas do Rio Punaré, hoje reconhecido como Rio Parnaíba.
Nascida no Piauí, Monise Borges acumula mais de duas décadas de dedicação à sua carreira musical, destacando-se como uma referência na cena artística. Para celebrar este marco significativo, a artista vai realizar uma apresentação de lançamento exclusiva na Aldeia Ukair, em Teresina. Promete ser um momento ímpar de celebração da musicalidade, da história, das lutas e dos futuros dos povos indígenas.
A Aldeia Ukair servirá como palco para uma performance única, onde Monise Borges compartilhará não apenas as notas envolventes de seu novo álbum, mas também a riqueza cultural e a profundidade artística que permeiam sua trajetória, com participação fundamental de pessoas da própria comunidade da Aldeia.
Monise Borges tem uma discografia focada em suas próprias composições, que cantam o amor, suas dores, suas raízes e sua terra. Já lançou os álbuns “Penso em ti” (2008) e “Amor em Prelúdio” (2013), os EPs “Algo teu” (2018), “Não vão nos calar” (2021) e “Pra ficar agarradin” (2021) e os singles “Memoriar” (2020) e “Vai Passar” (2021). Fez curso livre em Canto Popular no Conservatório Souza Lima, filiado a Berklee, e é formada em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Piauí, além de ter feito intercâmbio na Universidad de Antioquia (Colômbia) e residência de compositores do Programa Ibermúsicas na Universidad de Costa Rica, sob orientação de Carlos José Castro, detentor do Grammy Latino. Cantora e compositora premiada em vários festivais, Monise transforma em música suas vivências e sua contínua busca por suas raízes ancestrais.
“Assim como eu, muitas pessoas estão no processo de retomada da sua ancestralidade indígena e se reorganizando como povos indígenas. Por isso, o lançamento de um álbum com dez músicas inéditas, tendo parceria com o artista colombiano William Posada, após um intenso processo de pesquisa e vivências, que contêm esse universo e esses sentimentos, têm grande importância para minha vida, para minha arte e para todas as pessoas latino-americanas que estão em busca da retomada da sua ancestralidade indígena”.
Este proyecto de Monise Borges ha sido premiado por Ibermúsicas en el marco de sus Ayudas al Sector Musical en Modalidad Virtual, convocatoria 2022
- Sábado 27 de janeiro, 19h: Aldeia Ukair